Atletas do Time Rio levam brilho aos olhos de alunos de escola na Cidade de Deus | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Atletas do Time Rio levam brilho aos olhos de alunos de escola na Cidade de Deus

Cinco atletas do Time Rio apresentaram o poder de transformação do esporte a alunos da Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus / Foto: Divulgação COB

Rio de Janeiro - Cinco atletas do Time Rio apresentaram o poder de transformação do esporte a alunos da Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na semana passada, Flávio Canto e João Gabriel Schlittler, do judô, juntaram-se a Bárbara Leôncio, Rosângela Santos e Evelyn Santos, do atletismo, para dar brilho aos olhos de mais de 100 alunos de 12 a 16 anos.

 

 Os cinco falaram da mudança de rumo que o esporte proporcionou às suas vidas e contaram com o apoio do Departamento Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para ilustrar seus discursos e promover a interação entre atletas e alunos. Os vídeos da série "Celebrar a Humanidade", com imagens de Jogos Olímpicos e conceitos como superação, coragem, excelência, amizade e respeito, emocionaram jovens e adultos.

Bárbara Leôncio, que iniciou a carreira no salto em distância, conheceu o atletismo na escola. A campeã do Mundial de Menores nos 200m, em 2007, também estudou em uma escola do município (Silveira Sampaio), da mesma região da cidade. "O esporte me proporcionou tudo. Hoje tenho condições de ajudar minha família, moramos em um lugar mais confortável, e estou na faculdade", disse a velocista.

Flávio Canto também deu um depoimento carregado de significado. O medalhista olímpico explicou que o judô passou a ser parte de sua rotina porque, quando criança, não queria mais ser alvo de agressões no intervalo das aulas. Depois de aprender a lutar, o judoca bronze em Atenas 2004 nunca mais se envolveu em confusões. "Eu precisava aprender a me defender, esse foi o passo inicial para aprender os valores que pregam justamente a não-agressão, o equilíbrio. Desde então, a luta para mim passou a ser sinônimo de competição", afirmou, provocando sinais imediatos de identificação.

O Time Rio é um projeto em parceria entre COB e Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial Rio 2016, que investe na preparação de atletas com potencial de medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A ação desta quarta foi realizada via Secretaria Municipal de Educação, através do projeto "Escolas do Amanhã". Atualmente, o Time Rio tem 13 atletas: além dos cinco citados, conta com Diego Hypolito (ginástica artística), Ricardo Winicki (vela) e Kaio Marcio (natação), Victor Penalber (judo), Natália Falavigna (taekwondo), Nivalter Santos (canoagem), Julio Almeida (tiro esportivo) e Cesar Castro (saltos ornamentais).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook