Copa Brasil Caixa de Cross Country será neste domingo em SP | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Copa Brasil Caixa de Cross Country será neste domingo em SP

Gilberto Lopes: vencedor do ano passado  / Foto: Fernanda Paradizo (CBAt)

São Paulo - A Copa Brasil Caixa de Cross Country 2016 será disputada neste domingo (dia 21) no Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste de São Paulo (SP), com a disputa de seis provas, a partir das 08 horas, lembrando que o horário de verão termina à meia-noite deste sábado para domingo. A competição, a primeira do calendário desta temporada da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), tem 348 atletas inscritos por 67 clubes, de 15 Estados e do Distrito Federal.
 
Os campeões das provas masculinas e femininas nas categorias adultas, sub-20 e sub-18 serão convocados pela CBAt para representar o País no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, previsto para os dias 5 e 6 de março, na cidade de Caraballeda, na Venezuela. 
 
Entre as atrações da competição está o mineiro Gilberto Silvestre Lopes, campeão do ano passado, em prova disputada no mesmo circuito no Parque Ecológico. Ele busca o terceiro título na competição, já que ganhou também a prova disputada em 2012, na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo.
 
A prova adulta, que terá este ano 10 km, deverá ser bem equilibrada. Atletas experientes como Leandro Prates de Oliveira, Willian Salgado Gomes e Jean Carlos Dolberth Machado estão confirmados.
 
Na prova feminina, que abre as competições deste domingo, Juliana Paula Gomes dos Santos, ouro nos 5.000 m do PAN de Toronto, terá adversárias do nível de Fabiana Cristine da Silva, Maria Aparecida Ferraz, Maria Regina dos Santos Seguins e Erika Oliveira Lima Dolberth Machado, entre outras.
 
Entre os juvenis, agora categoria sub-20, a atração é Daniel Ferreira do Nascimento, que tentará o bicampeonato. Atleta precoce, ele venceu no ano passado, ainda com 16 anos.
 
Uma das maiores dificuldades a serem enfrentadas pelos atletas é o percurso, montado num circuito de 2 km, com subidas e descidas e trechos com muito barro, água e obstáculos naturais, como exigem as provas de cross country.
 
O Parque Ecológico do Tietê é uma área de lazer e uma reserva ambiental, que tem entrada pela Rua Guira Acangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart.
 
Programa-Horário*
1ª etapa - domingo - manhã
08:00 - 10 km - feminino - adulto
09:00 - Cerimônia de Abertura
09:15 - 10 km - masculino - adulto
10:30 - 4 km - feminino - sub-18
 
2ª etapa - domingo - tarde
14:00 - 6 km - feminino - sub-20
14:50 - 6 km - masculino - sub-18
15:30 - 8 km - masculino - sub-20
 
*No primeiro dia após o término do horário de verão 2015/2016
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook