IAAF investiga novo escândalo de doping na Rússia
Rio de Janeiro - Um novo escândalo de doping envolvendo atletas da Rússia veio à tona nos últimos dias após a IAAF, órgão internacional que rege o atletismo, confirmar que está investigando denúncias de que Elena Lashmanova teria participado de uma corrida em dezembro, mesmo estando banida.
A corredora russa, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, cumpre um período de dois anos de banimento de qualquer competição oficial, por ter sido pega no doping.
A IAAF já está envolvida em uma investigação importante a respeito do doping na Rússia, após a rede de televisão alemã ARD transmitir um documentário em que denuncia um esquema de cobertura do uso de doping por laboratórios e confederações esportivas no país.
Lashmanova, hoje com 22 anos, tornou-se em 2012 a atleta mais jovem da história a vencer a marcha de 20km feminina. A atleta está, porém, banida do esporte até fevereiro de 2016, após ter testado positivo para hormônios e moduladores de matabolismo proibidos, em 2014.
Se a nova denúncia contra a russa for comprovada, ela poderá enfrentar nova punição de dois anos, podendo ficar fora dos Jogos Olímpicos de 2016 e voltar ao esporte só em 2018.
De acordo com o diário britânico Daily Mail, um porta-voz da IAAF disse que o órgão foi informado das denúncias e está investigando através de seu departamento antidoping.