Medalhista Olímpico é suspeito de doping | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Medalhista Olímpico é suspeito de doping

O jornal El País revelou essa semana que o nigeriano, naturalizado português, Francis Obikwelu poderia estar associado a Operação Galgo / Foto: DivulgaçãoMadri - O jornal El País revelou essa semana que o nigeriano, naturalizado português, Francis Obikwelu pode estar associado a Operação Galgo, que investiga o tráfico e o uso de doping por atletas renomados.

 

O escândalo foi descoberto no final de 2010 e abalou o esporte espanhol, depois que a corredora Marta Domingues, uma das principais atletas do país, foi apontada pela polícia como uma das integrantes do esquema.

O nome de Francis surgiu associado ao de Manuel Pascua, treinador detido no dia 9 de Dezembro, dia em que foi lançada esta fase da operação. Entre as buscas, a polícia espanhola apreendeu uma espécie de calendários de dopagem, tendo também acumulado uma série de mensagens escritas e conversas telefônicas entre o treinador e alguns atletas, cujos nomes eram substituídos por códigos.

“As siglas escondem, presumivelmente, a identidade de conhecidos atletas”, revela o jornal espanhol. “Por exemplo, A15 seria para Nuria Fernández, B15-30, para Reyes Estévez, A1 para Digna Luz, e B8B para Eugenio Barrios”.

As autoridades espanholas relacionaram o nome de Obikwelu depois que uma conversa entre Pascua e um atleta foi interceptada. “Durante a conversa, ele conta ao atleta que vai ser submetido a um controle anti-doping”, relatam as autoridades espanholas, que dizem tratar-se de um “homem africano”.

Durante a conversa, o técnico tenta tranquilizar a pessoa do outro lado da linha: “Bebe água para que fique bem diluído, treina o máximo possível. Não acontecerá nada porque já passou 24 horas”. O Jornal espanhol trás ainda uma nova conversa. A mulher de Pascula, María José Martínez, liga para o marido e diz a seguinte frase: "Francis ligou amedrontado porque vai ser submetido a exame anti-doping hoje”. As autoridades espanholas, tentam agora, provar que a voz amedrontada é de Francis Obikwelu, o segundo homem mais rápido do mundo em 2004, quando ganhou a medalha de prata na prova dos 100 metros nos Jogos Olímpicos em Atenas.

 

  

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook