Tânia Regina Spindler vence 20 km da Copa Brasil/Caixa de Marcha | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Tânia Regina Spindler vence 20 km da Copa Brasil/Caixa de Marcha

Tânia Regina Spindler comemora a vitória  / Foto: André Schroeder/CBAtBlumenau - A paranaense Tânia Regina Spindler (BM&FBovespa - SP) venceu na manhã deste domingo 26 a prova dos 20 km da Copa Brasil/Caixa de Marcha, disputada em Blumenau, Santa Catarina.

Ela completou a distância dando 20 voltas num circuito de 1 km, montado na Rua Humberto de Campos, em frente ao Ginásio do Galegão, em 1:49:02.

Tânia, 34 anos, ficou muito feliz com a vitória, que, segunda ela, foi a recompensa por ter ficado três meses em treinamento na cidade portuguesa de Rio Maior. "Não é fácil passar tanto tempo longe de casa, da família. Treinei muito, apesar de uma lesão no pé, porque quero dar muito trabalho ainda para as atletas mais Jovens", comentou. "Deixo o aviso que só me aposento depois do Rio-2016 e até lá estarei na briga."

Embora inscrita na competição pela BM&FBovespa, Tânia admite que ainda não renovou o contrato. "É que ainda sonho em continuar na BM&F, que é o melhor clube do País. Estou lá há dois anos e tive todas as oportunidades possíveis", comentou, chorando.

Tânia pretende voltar em abril para Rio Maior, onde tentará o índice para a Copa do Mundo da Rússia. Na competição russa, o objetivo é garantir participação na Olimpíada de Londres. "Sou muito teimosa e não desisto fácil das coisas. Muita gente vai ter de meu aguentar nas competições ainda."

Com exceção da prova adulta, que foi disputada em parte do percurso com garoa, as outras provas ocorreram sob calor forte, com a temperatura variando entre 29,5 e 43,9 graus e com umidade relativa do ar em torno dos 60%.

Nos 3 km - mirim - feminino, a vitória foi Linara Zancanela da Cunha, da AABLU - SC. "Sabia que podia vencer e por isso competi confiante, mas sem menosprezar as adversárias", disse a jovem de 14 anos, que há 1 ano adotou a marcha como modalidade do atletismo.

Nos 10 km - juvenil - feminino, a paranaense Larissa Aparecida Bueno venceu com facilidade. Representando Pindamonhangaba (SP), a atleta de 19 anos abriu muita vantagem durante as 10 voltas, sem tomar advertência. "Confiava na vitória e queria fazer um bom tempo. Por isso, forcei um pouco o ritmo, mas foi difícil. O clima está úmido e quente, o que atrapalhou um pouco", disse Larrisa, que treina com o marchador Cláudio Bertolino, em Londrina (PR).

E, nos 10 km - juvenil - masculino, a vitória foi de outro paranaense, Bruno Marques Fidelis (FECAM - PR). O atleta de 17 anos, nascido em Campo Mourão, liderou a maior parte da prova e venceu até com facilidade. "Consegui fazer uma boa prova. Comecei rápido, mas depois fiquei com medo do calor e diminuí o ritmo. Estou muito feliz com o resultado e com a classificação para o meu 1º Sul-Americano", comentou, ainda muito cansado.

Bruno é irmão de Weverson Fidelis, campeão brasileiro de cross country de menores, que nesta semana viaja para disputar o Sul-Americano de Lima, no Peru.

Na classificação geral por clubes, levando-se em conta todas as categorias, a festa foi da dona de casa, a Associação Atlética de Blumenau (AABLU), que conquistou os títulos no feminino e no masculino, com 42 e 25 pontos, respectivamente.

Sul-Americano - Os três primeiros classificados do Adulto e Juvenil (masculino e feminino) serão convocados pela CBAt para disputar o Campeonato Sul-Americano de Marcha, nos dias 17 e 18 de março, na cidade de Guayaquil, no Equador.

A 23 edição da Copa Brasil/Caixa de Marcha foi disputada pela sétima vez em Blumenau e reuniu 103 atletas (52 mulheres e 51 homens), de 28 clubes, representando seis Estados e o Distrito Federal.

Pódios deste domingo

20 Km - adulto - feminino

1-Tânia Regina Spindler (BM&FBovespa - SP) - 1:49:02
2-Eliany Santana Pereira (CASO - DF) - 1:53:12)
3-Camila da Silva (AABLU - SC) - 1:54:53

3 km - mirim - feminino
1-Linara Zancanela da Cunha (AABLU - SC) - 16:34
2-Milena Francisca de Souza (GR Barueri - SP) - 17:03
3-Debora Natalia dos Santos (Orcampi/Unimed - SP) - 17:29

10 km - juvenil ¬- feminino
1-Larissa Aparecida Bueno (Pindamonhangaba - SP) - 54:46
2-Emily Pastor (ARPA -SP) - 57:59
3-Paula Raíssa Paz da Silva (FUNTEC - PE) - 1:00:13

10 km - juvenil - masculino
1-Bruno Marques Fidelis (FECAM - PR) - 50:17
2-Lucas Gomes de Souza Mazzo (IEMA - SP) - 51:23
3-Lucas Gabriel Ferreira da Silva (Atletas com Futuro - PE) - 52:48

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook