Alunos têm aulas de canoagem com seleção brasileira | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Alunos têm aulas de canoagem com seleção brasileira

Foto: PMC

Curitiba - Crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 14 anos, estão aprendendo a prática da canoagem no Portal do Futuro do Boqueirão. Todas as sextas-feiras à tarde, a piscina do portal é ocupada por jovens aprendizes, que participam do curso gratuito coordenado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Prefeitura de Curitiba.
 

Iniciadas há três semanas, as aulas irão até o fim do ano, todas às sextas. Segundo o instrutor da CBCa, João Paulo Loures, o objetivo é divulgar o esporte e também garimpar potenciais atletas para a modalidade.

“Sabemos que nem todos os que participam do curso irão se tornar atletas, mas nosso objetivo é buscar novos praticantes”, diz.
 
A Seleção Brasileira de Canoagem treina em Curitiba em preparação para os Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro. Segundo Loures, os que se destacarem poderão ser aproveitados na seleção brasileira para competições futuras.
 
“Após esta fase da piscina, quando estiverem mais seguros, pretendemos levá-los para aulas no Parque Náutico do Iguaçu. Acreditamos que, em 2017, eles já possam participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem”, afirma.
 
Por enquanto, os oito alunos matriculados no curso dão apenas os primeiros passos na modalidade. “O objetivo nesta fase é fazer a adaptação com a água, ensinar como lidar com o barco. Na sequência vamos fazer a iniciação com remos, ainda na piscina”, explica instrutor.
 
Embora ainda tenham um longo caminho, alguns alunos já sonham alto. Eduardo Sessi Weber, de 11 anos, diz que sempre se interessou por barcos e passou a ter vontade de praticar canoagem após ver os treinos e competições no Parque Náutico do Iguaçu.
 
“Desde pequeno sempre quis subir num barco. Estou gostando muito das aulas e quero me tornar profissional de canoagem”, diz Eduardo, que é também aluno de natação do Portal Boqueirão.
 
Júlia de Oliveira, de 10 anos, também passou a se interessar pela canoagem após assistir provas no Parque Náutico.  Apesar de ser uma iniciante no esporte, ela já traçou o objetivo. “Quero me tornar atleta e ser igual ao Isaquias”, diz referindo-se a Isaquias Queiróz, principal expoente da Canoagem Brasileira, campeão mundial na modalidade C1 500 metros.
 
O programa Portal do Futuro integra o plano de governo da atual gestão da Prefeitura e tem como um dos principais objetivos promover a cidadania, a inclusão social e incentivar o protagonismo entre jovens de comunidades mais vulneráveis da cidade. Nele, os jovens participam diretamente da gestão do espaço, por meio de comitês gestores.
 
O Município tem hoje seis unidades em funcionamento: no Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru e CIC, Tatuquara e Matriz. Mais dois, em Santa Felicidade e Boa Vista, estão em construção.
 
Inscrições - As inscrições para o curso de canoagem ainda estão abertas. Os interessados devem ir ao Portal do Futuro Boqueirão - na Rua Pastor Antônio Polito, 2.200.
 
Para efetuar a inscrição, é preciso ter idade entre 11 e 14 anos e saber nadar.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook