Equipe de Cross Country e Biathlon faz boa temporada europeia

Leandro Ribela é um dos integrantes da equipe brasileira / Foto: Divulgação / CBDN

São Paulo - Após um mês intenso de treinos e competições, a equipe brasileira de Cross Country e Biathlon fechou primeira fase da temporada com saldo positivo. 
 
Nove atletas estiveram no continente europeu batendo marcas e pessoais e, principalmente, mostrando um grupo homogêneo de esquiadores e biatletas, mesmo com diferença de idade entre os mais velhos e mais novos, ainda na categoria júnior.
 
Os primeiros a chegar foram Caio Moreira, Gabriela Neres e Bruna Moura, que participaram de camp de desenvolvimento da União Internacional de Biathlon (IBU), em Pokljuka (Eslovênia), e dos treinos da equipe em Obertilliach (Áustria). Os três jovens devem representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior de Biathlon, em Raubichi (Bielorrússia), em fevereiro, um dos principais focos da temporada.
 
“Foi um bom treino para o Mundial Júnior, em fevereiro”, relata Anna Maria Nilsson, treinadora chefe da equipe. “Acredito que eles tiveram uma ótima experiência nos training camps. Eles precisam do máximo de tempo de neve possível e melhoram sempre a cada minuto. Nos treinos, foram muito dedicados”.
 
Caio e Bruna competiram pela primeira vez no Biathlon na Eslovênia, ao lado de Gabriela, já mais experiente na modalidade. “Foi uma experiência importante, principalmente para os dois que não haviam competido antes. Também foi legal ver Gabriela e Bruna atirando muito bem na prova”, afirma Nilsson.
 
“Acredito que estamos no caminho certo, dentro do planejado”, destaca Leandro Ribela, treinador da equipe júnior. “Com a intensificação do treinamento, houve uma melhora considerável na precisão e velocidade do tiro. Além disso, também melhoraram a técnica de esqui, puderam trocar experiências com atletas e treinadores de outras nações. Tudo isso é muito importante nessa fase de preparação”.
 
Gabriela Neres e Caio Moreira serão os primeiros a competir no Mundial de Raubichi. Eles estreiam no dia 18 de fevereiro, na prova de Individual (10km no feminino, 12,5km no masculino). Depois competem no Sprint (6km e 7,5km) no dia 20, e no Pursuit (7,5km e 10km) no dia 22. Bruna Moura entra em ação nos dias 19 (Individual, 12,5km), 21 (Sprint, 7,5km) e 22 (Pursuit, 10km).
 
A outra parte da equipe júnior - A dupla Vítor Melo e Victor Santos participou de camp de desenvolvimento de Cross Country da Federação Internacional de Ski (FIS), em Val di Fiemme (Itália). Melo e Santos, que também se reuniram com a equipe em Obertilliach, animaram o treinador Ribela.
 
“Essa etapa de treinamentos foi muito produtiva e comprovou que o treinamento que fazemos com rollerski tem alta transferência para a neve”, avaliou Leandro. “Hoje temos um grupo bastante homogêneo e isso tem ajudado no treinamento de todos. Focamos na parte técnica, que é fator chave para colocar em prática todas as demais capacidades que estão sendo desenvolvidas”.
 
Os atletas voltam à neve na metade de janeiro, quando treinam na Suécia na segunda fase da temporada, com a equipe completa.
 
Rumo a Falun-2015 - Leandro Ribela, Leandro Lutz, Fabrizio Bourguignon e Mirlene Picin completam o grupo de nove atletas que treinaram com a equipe brasileira. Os quatro devem representar o Brasil no Campeonato Mundial de Ski Nórdico, em Falun (Suécia), em fevereiro, competindo no Cross Country.
 
Lutz, um dos destaques do Circuito Brasileiro de Rollerski no Distance, tem se preparado desde o fim da temporada do hemisfério sul. Além da temporada na Europa no fim de 2014, o esquiador e biatleta também fez uma longa fase de treinamentos nos Estados Unidos.
 
“Foram três meses muito bem aproveitados, com uma equipe de desenvolvimento olímpico incrível”, disse o atleta. “Nada foi deixado para trás. Os planejamentos de curto, médio e longo prazo foram feitos com antecedência e otimizaram a programação de treinos e competições. Ainda pudemos esquiar por três semanas já em novembro, o que auxiliou na transição do rollerski para a neve”.
 
Na Europa, o atleta também competiu no Biathlon e quebrou seu recorde pessoal, assim como o companheiro Fabrizio Bourguignon, nas provas de Obertilliach da IBU Cup. “Sinto que estou esquiando bem e com confiança. Agora que as provas de Biathlon terminaram, o foco volta todo aos treinos de esqui, em preparação para o Mundial de Falun. A minha preparação está no trilho certo e espero conseguir transferir e executar tudo que treinei durante o ano”.
 
No Campeonato Mundial de Falun, o Brasil estreará em 18 de fevereiro, na qualificação do Distance. Leandro Ribela, Leandro Lutz e Fabrizio Bourguignon disputam os 10km em estilo livre, enquanto Mirlene Picin compete na prova de 5km estilo livre. No dia seguinte, os quatro competem no Sprint estilo clássico.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook