Brasileiro faz história na Ginástica de Trampolim

Rafael Oliveira Andrade fez história na Ginástica de Trampolim em Guadalajara / Foto: Ricardo Bufolin/Photo&GrafiaGuadalajara - A Ginástica de Trampolim Masculina do Brasil fez história ontem na noite de 18 de Outubro, em Guadalajara. O goiano Rafael Andrade se tornou o primeiro homem do País a ir ao pódio em Jogos Pan-Americanos, ao conquistar a medalha de prata na prova, com a marca de 52.265 pontos. Antes dele, somente uma mulher, Giovanna Matheus, havia obtido tal feito, ao ficar com o bronze no Pan do Rio, em 2007.

A queda do brasileiro Carlos Ramirez Pala durante sua exibição também marcou o dia. Ele saiu de maca do Complexo Nissan de Ginástica, em Guadalajara, foi examinado no hospital, mas nada de grave foi constatado.

Rafael Andrade, que tem 25 anos e mora no Rio, contou que foi para a sua apresentação com um dilema. Penúltimo a realizar sua série de acrobacias, ele disse que pensou em fazer uma prova tática, com uma sequência de menor dificuldade para garantir o pódio. "Entrei pressionado, porque, até a minha vez, todos tinham errado alguma coisa. Pensamos em facilitar um pouco a série, mas aí decidimos fazer o que treinamos mesmo", contou. E deu certo.

A apresentação de Rafael estava lhe garantindo o ouro, mas o canadense Keegan Soehn teve bela atuação e roubou o primeiro lugar do brasileiro, que, mesmo assim, se mostrou feliz. "Eu não esperava essa medalha. É muito bom marcar o nome na história do trampolim. Nos Jogos de 2007, no Rio, esperávamos a medalha e ela não veio, somente no feminino, com o bronze da Giovanna. Entao, de lá pra cá, um dos principais objetivos era conquistar uma medalha no Pan."

Luciene Resende, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), estava emocionada com o resultado histórico. "Estou muito feliz com essa medalha inédita do Rafael, o que demonstra que o Trampolim vem crescendo. A CBG vai continuar apoiando essa modalidade e tenho certeza de que ela estará cada vez mais presente nos pódios", comentou. O ouro foi para o canadense Keegan Soehn, com 55.535 pontos. O mexicano José Alberto Vargas ficou com o bronze (21.130).

A alegria de Rafael constratou com a tensão da queda de Pala, que impressinou quem estava no ginásio. Numa de suas acrobacias, ele aterrissou fora da cama elástica e caiu de costas. Imediatamente atendido, deixou o local de maca e foi levado para o hospiltal, onde nada de grave foi constatado. Apesar disso, o brasileiro ficou em quinto lugar entre os oito participantes, com 12.180 pontos.

Feminino - Entre as mulheres, o Brasil ficou sem medalha. Giovanna Matheus não conseguiu repetir a performance de quatro anos atrás e terminou em quinto lugar, com 21.115 pontos. Já Daienne Lima ficou em sexto, com 15.250. A medalha de ouro foi para a canadense Rosannagh Maclennan, com 53.975. A prata, para a americana Dakota Earnest (51.060) e o bronze para Alaina Williams (48.380), também dos Estados Unidos.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook