Seleção fica em oitavo na decisão por equipes do Mundial

Arthur Nory / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Glasgow - O Brasil encerrou a competição masculina por equipes no Mundial de Ginástica Artística, nesta quarta-feira (28), com a oitava posição.
 

A Seleção já havia cumprido o principal objetivo no campeonato, em Glasgow, na Escócia, que era a classificação direta da equipe completa para os Jogos Olímpicos de 2016, mas ainda queria fazer bonito. No final, o Brasil somou 259,577 pontos, após fazer boas apresentações, no entanto, algumas falhas durante as séries não permitiram que o grupo superasse o sexto lugar de 2014 na China. A medalha de ouro ficou com o Japão, a prata com a Grã-Bretanha e o bronze com a China.

Ao entrar no palco onde os atletas são apresentados antes da competição, a equipe brasileira fez algo inusitado. Um grito conjunto de 'Vai Brasil' surpreendeu e arrancou aplausos do público, já que a atitude, comum em competições de esportes coletivos, não costuma aparecer em campeonatos da modalidade. Mais uma prova de que todos trabalharam como uma verdadeira equipe. 
 
Diego Hypolito competiu no salto e solo, Arthur Nory no salto, barra fixa, solo e cavalo com alças, Arthur Zanetti nas argolas, Caio Souza no salto, paralelas, solo e argolas, Francisco Barretto nas paralelas, barra fixa e cavalo, e Lucas Bitencourt nas paralelas, barra fixa, cavalo e argolas. 
 
Arthur Zanetti, que nas classificatórias havia competido no solo, salto e nas argolas, hoje se apresentou somente no aparelho em que é especialista. O atleta fechou a competição nas argolas, último aparelho do Brasil no rodízio. Mas, ele garante que conseguiu conter bem a ansiedade. "Esse é um outro tipo de competição. Tivemos alguns erros, mas isso é normal. Sabíamos que uma medalha seria difícil, mas tentamos aproveitar o máximo. Cada um entrou para dar o máximo", garantiu. 
 
Mesmo sem conseguir ultrapassar o resultado do ano passado, Zanetti diz que a equipe está de parabéns. "Sempre queremos um pouquinho mais. Hoje entramos um pouco mais tensos, mas fizemos a nossa parte. O objetivo era conseguir essa vaga por equipe e nós conseguimos."
 
Diego Hypolito, que integrou a equipe titular nas finais, no lugar de Péricles Silva, contou que tentou sempre motivar os companheiros ao longo da disputa. "Quando alguém tinha alguma falha, ficava triste. Eu tentei sempre dar força e mostrar que conseguimos uma classificação olímpica pela primeira vez na história. É um sonho realizado. Desde 2003 eu sonho com essa classificação e hoje temos uma equipe tão bem composta que pudemos realizar este sonho. O que conseguíssemos aqui na final seria lucro. Estamos entre os melhores do Mundo", destacou o atleta que possui dois ouros em Mundiais. 
 
Feminino - Amanhã o Brasil participa de mais uma decisão no Mundial de Glasgow. As estreantes Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva competem nas finais do Individual Geral Feminino, a partir das 16h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. As atletas da nova geração da ginástica artística brasileira estarão ao lado de ginastas dos Estados Unidos, Suíça, Canadá, Holanda, Rússia, Grã-Bretanha, Japão, China, Alemanha, Hungria, Romênia, Itália e Bélgica. 
 
Programação  - Horário de Brasília 
 
Quinta-feira (29) - 16h10 às 19h15 - Finais Individual Geral Feminino - Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva - transmissão SporTV
 
Sexta-feira (30) - 15h40 às 19h20 - Finais Individual Geral Masculino - Arthur Nory e Lucas Bitencourt - transmissão SporTV
 
Sábado (31) - 10h50 às 15h - Finais por aparelho - transmissão SporTV
 
Domingo (1°) - 11h às 15h - Finais por aparelho - Arthur Nory (barra fixa) - transmissão SporTV
 
Seleção de Ginástica Artística Feminina
 
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo 
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko 
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de equipe: Georgette Vidor
 
Seleção de Ginástica Artística Masculina 
 
Ginastas: Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles da Silva
Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Médica: Ana Carolina Corte
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Chefe de delegação: Leonardo Finco 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook