Liga Mundial de hóquei consolida classificados para os Jogos

Austrália, de Chris Ciriello (esquerda), obteve sua classificação para o Rio 2016 em competição na Bélgica, assim como a Grã-Bretanha de Nick Catlin (centro) e Henry Weir (direita) / Foto: Dean Mouhtaropoulos / Getty ImagesAustrália, de Chris Ciriello (esquerda), obteve sua classificação para o Rio 2016 em competição na Bélgica, assim como a Grã-Bretanha de Nick Catlin (centro) e Henry Weir (direita) / Foto: Dean Mouhtaropoulos / Getty Images

Rio de Janeiro - O encerramento das chaves semifinais da Liga Mundial de Hóquei sobre Grama masculina e feminina, neste fim de semana, na Antuérpia, Bélgica, consolidou a classificação de cinco equipes para os Jogos Olímpicos Rio 2016. No masculino, Austrália, Bélgica e Grã-Bretanha ficaram com as três primeiras posições no evento belga e carimbaram passaporte para o Brasil. Os times se juntam à Índia, time já garantido como campeão asiático. Alemanha, Argentina e Holanda – melhores colocadas na outra chave semifinal da Liga Mundial, disputada em Buenos Aires entre os dias 3 e 14, também estarão no Rio.
 
Eventos continentais vão definir as quatro vagas restantes. O Brasil ainda está na briga. Precisa ficar entre os seis primeiros colocados nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que começam nesta sexta-feira no Canadá, para cumprir os requisitos exigidos pela Federação Internacional de Hóquei (FIH) no preenchimento da vaga do país-anfitrião. Se a seleção brasileira vier a falhar, o país com melhor desempenho na Liga Mundial ainda não classificado (no caso, o Canadá) carimba o passaporte. O campeão do Pan de Toronto estará garantido no Rio 2016. Caso o ouro fique com o Brasil no Canadá, a equipe medalha de prata herdará a vaga.
 
Os demais torneios continentais do hóquei sobre grama masculino já têm data e local definidos. O Campeonato Europeu masculino será de 22 a 30 de agosto, em Londres, Inglaterra. As competições da África e da Oceania serão de 17 a 25 de outubro, em Ismailia, no Egito, e Stratford, Nova Zelândia, respectivamente.
 
Entre as mulheres, a última rodada de jogos na Antuérpia serviu para consolidar as posições na tabela. Holanda, Coreia do Sul e Austrália ficaram nos três primeiros lugares, que dão vaga para o Rio 2016. As sul-coreanas, no entanto, já estavam garantidas como campeãs asiáticas, o que abriu possibilidade, de acordo com as regras de classificação, para a Argentina disputar os Jogos junto com Grã-Bretanha, China e Alemanha, melhores colocadas no grupo que competiu entre os dias 10 e 21 deste mês em Valência, Espanha. O Brasil não conseguiu cumprir os requisitos para conseguir a vaga de país-anfitrião no Rio 2016.
 
As últimas seleções classificadas serão conhecidas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que começam na sexta-feira, no Campeonato Europeu, entre 22 e 29 de agosto em Londres, Inglaterra, mais o Campeonato Africano, entre 17 e 25 de outubro em Ismailia, Egito, mesma data da disputa da Oceania, em Strattford, Nova Zelândia.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook