Cielo garante duas medalhas antes do Mundial de Barcelona

O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo conquistou duas medalhas durante o Aberto da França / Foto: CBDA / Divulgação

França - O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo conquistou duas medalhas durante o Aberto da França, disputado entre os dias 06 e 07 de Julho, em Vichy Val D’Allier, na França. No primeiro dia de disputas, Cielo conquistou o ouro nos 50 m borboleta. No domingo, o brasileiro ficou com a medalha de prata na prova em que é especialista, os 50 m livre. 
 
No sábado, o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo mostrou superioridade na vitória nos 50 m borboleta. Cielo nadou a distância em 23s15, sua melhor marca para a prova este ano, exatamente como queria. No Troféu Maria Lenk, em maio, o velocista brasileiro havia nadado os 50 m borboleta em 23s16. Na França, Cesar Cielo dividiu o pódio com o francês Florent Manadou (23s61), prata, e o russo Evgeny Korotyshkin (23s74), bronze. 
 
Cesar Cielo nadou a série de classificação em 23s77 e foi muito bem na final. Fez uma boa saída, nadou na raia 5 e com 30 metros de prova já estava uma braçada à frente do francês. Não foi ameaçado e ainda encaixou a chegada.
 
“Foi uma prova boa. Me senti melhor na saída, o ponto da prova que estava mais difícil para mim por causa dos joelhos. Ainda não foi no nível das saídas que eu posso fazer, mas bem melhor do que nas competições anteriores. Agora vem os 50 m livre e espero fazer uma saída ainda melhor”, disse Cielo.
 
No Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona, no fim do mês, seu principal objetivo na temporada, Cielo vai brigar pelo bicampeonato nos 50 m borboleta (levou o ouro em Xangai/2011), prova em que teve um pouco mais de dificuldade na temporada por causa da cirurgia nos joelhos, há oito meses. “Vai ser uma competição dura a de Barcelona, com vários nomes podendo brigar pelo ouro. Acho, inclusive, que o Brasil pode fazer uma dobradinha no pódio no borbo porque temos também o Nicholas Santos”, completou Cielo. O melhor tempo de Cielo na distância, na era pós-trajes, é o atual recorde sul-americano, 22s76, estabelecido em 26/4/2012.
 
Um dia depois de garantir a medalha de ouro, o velocista ficou com a medalha de prata nos 50 m livre (21s78). Apesar de conseguir atingir o objetivo que era nadar abaixo dos 21s8 Cielo foi superado pelo francês Florent Manadou, que levou a medalha de ouro  com o tempo de 21s64. O australiano James Magnussen ficou com a medalha de bronze, com o tempo de 21s84. Na qualificação, Cesar Cielo havia feito o segundo melhor tempo, com 22s08.
 
“Foi uma prova mediana. Não gostei muito da saída e da transição, mas o tempo não foi ruim. Ficou dentro da expectativa”, disse Cesar Cielo, que permanece na Europa. Vai diretamente para Barcelona, nesta segunda-feira (8/7), a cidade do Mundial.
 
No Mundial de Desportos Aquáticos, Cesar Cielo tem o desafio de defender o tricampeonato dos 50 m livre – foi campeão em Roma/2009 e em Xangai/2011 – também é campeão olímpico (Pequim/2008), medalhista de bronze olímpico (Londres/2012) e recordista mundial (20s91). “Sinto que estou na briga entre os melhores do mundo nos 50 m livre. Dependerá muito do momento. Quem bater na frente vai levar e eu estou nesse bolo”, disse Cielo.
 
A experiência de quem tem dois ouros em Mundiais nos 50 m livre pode ajudar Cielo. Mas o velocista ainda se colocou um desafio extra na disputa – planeja fazer o melhor tempo de sua vida, na era pós-trajes, em Barcelona. “Realmente, não é terreno novo para mim, já passei por isso. Mas quero o tempo mais rápido da minha vida… penso em algo como 21s20… 21s21 é um número bonito! Vamos ver se sai”, comentou Cielo. O seu melhor tempo nos 50 m livre na era pós-trajes é de 2012, 21s38.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook