Ian vence e medalhistas pan-americanos são os melhores nas eliminatórias

Pódio do Trampolim 1m Masc: Isaac (prata), Ian (ouro) e Pedro (bronze) / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDAPódio do Trampolim 1m Masc: Isaac (prata), Ian (ouro) e Pedro (bronze) / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Brasília - O 46º Troféu Brasil de Saltos Ornamentais 2016 começou nesta 5ª feira, 19/5, no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UNB), com eliminatórias de duas provas olímpicas - plataforma feminina e trampolim de 3 metros masculino - com os melhores desempenhos ficando com os medalhistas olímpicos Ingrid Oliveira e César Castro, com 293,40 e 393,35, respectivamente. À tarde, definição de duas provas sincronizadas (programação no final).
 
A competição, chance derradeira para os saltadores brasileiros garantirem presença nos Jogos Rio 2016 nos saltos sincronizados, vai até o próximo domingo, 22/5 (programação no final), com a participação de nove equipes. Na Abertura Oficial, presenças ilustres como o da medalhista olímpica no volei, Leila Barros, Secretária de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal; do Reitor da UnB, Ivan Camargo; e do Secretário Nacional de Alto Rendimento, Guilherme Ângelo Raso.
 
- Sei o que vocês estão sentindo na busca por uma vaga olímpica. Fui aos Jogos, conquistei medalhas e é algo indescritível. Dá uma inveja em não estar tentando uma vaga para poder participar de uma Olimpíada em casa. Muito boa sorte a todos e lembrem-se que no esporte não há jeitinho, tem que se esforçar, treinar muito para atingir os objetivos - disse Leila Barros.
 
A plataforma feminina teve somente seis participantes, exatamente o número máximo de finalistas. Assim, todas as saltadoras estão na final de sábado, com as eliminatórias tendo determinado a ordem de apresentação, do pior desempenho para o maior: Anna Lúcia dos Santos, do Mackenzie (183,15); Thais Rocha, do Pinheiros (183,75); Milena Sae, do Pinheiros (222,00); Giovanna Pedroso, do Botafogo (247,50); Andressa Mendes, do Botafogo (279,00); e Ingrid Oliveira, do Fluminense (293,40).
 
No trampolim de 3 metros masculino, com 15 participantes, os finalistas são César Castro, Mackenzie, 393,35; Ian Matos, Fluminense, 369,40; Luiz Felipe Outerelo, Fluminense, 344,70; Pietro Toscani, Pinheiros, 320,85; Luis Felipe Moura, Centro Olímpico Gama, 270,65; e Kawan Pereira, Centro Olímpico Gama.
 
Na primeira prova da competição, a final direta do trampolim de 1 metro masculino, que não faz parte do programa olímpico, vitória apertada do paraense Ian Matos, do Fluminense, sobre o carioca Isaac Souza, do Botafogo, com 339 e 336,5 pontos, respectivamente. Isaac, ao lado de Ingrid Oliveira, do Fluminense, liderou a competição até o quinto e penúltimo salto, e agora espera ansiosamente pela repescagem da FINA, por volta do dia 15 de junho, que pode lhe dar uma vaga individual nas Olimpíadas, assim como também para Ingrid Oliveira.
 
Nos saltos individuais, o Brasil garantiu três vagas olímpicas na Copa do Mundo da modalidade, em fevereiro, no Rio de Janeiro, que serviu como Evento-teste para os Jogos: Juliana Veloso e César Castro no trampolim de 3 metros, e Hugo Parisi na plataforma. O Brasil, como país-sede dos Jogos, tem vaga certa nas provas de saltos sincronizados, nos quais disputará pela primeira vez em Olimpíadas.
 
Os saltos ornamentais do Brasil contam com recursos dos Correios - Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros -, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, COB, Speedo e Estácio.
 
Resultados do 1º dia - manhã - 18/05/2016
 
Trampolim 1m Masc (final direta) = 1 - Ian Matos - Fluminense - 339,00 / 2 - Isaac Souza Filho - Botafogo - 336,35 / 3 - Pedro Abreu - Fluminense - 291,10.
 
Plataforma Fem (eliminatórias) = Melhor desempenho = Ingrid Oliveira, do Fluminense, 293,40
 
Trampolim de 3m Masc (eliminatórias) = melhor desempenho = César Castro, do Mackenzie, 393,35
 
Clubes participantes do Troféu Brasil 2016: Fluminense/RJ, Botafogo/RJ, Grêmio Cief/PB, Centro Olímpico Gama/DF, Pinheiros/SP, Clube Semanal de Cultura Artística (Campinas/SP), Adesef/PA, Apoe/RJ e Mackenzie/DF.
 
Programação do Troféu Brasil 2016
 
Dia 19/5 - 5ª feira
 
14h30 às 17h = Trampolim de 3 metros sincronizado Fem (final direta) / Plataforma sincronizada Masc (final direta) / Prova de Equipe (final direta)
 
Dia 20/5 - 6ª feira
 
9h30 às 12h = Trampolim de 3 metros Fem (eliminatórias) / Plataforma Masc (eliminatórias) / Plataforma sincronizada Fem (final direta)
 
14h30 às 17h = Trampolim de 1 metro Fem (final direta) / Trampolim de 3 metros sincronizado Masc (final direta)
 
Dia 21/5 - sábado
 
9h30 às 12h = Plataforma Fem (final) / Trampolim de 3 metros Masc (final) / Trampolim de 3 metros misto (final direta)
 
Dia 22/5 - domingo
 
9h30 às 12h = Trampolim de 3 metros Fem (final) / Plataforma Masc (final) / Plataforma mista (final direta)
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook