Estádio Olímpico

 

O entorno do estádio receberá grandes intervenções urbanas para facilitar a sua operação / Foto: Shaun Botterill/Getty Images

 

Modalidades

 Atletismo

Reformado para os Jogos Olímpicos

Localização: Zona Norte, na Região Maracanã

Construção: Permanente

Capacidade:  60 mil lugares (45 mil permanentes e 15 mil temporários)

Número de eventos: R$ 33,5 milhões

 


SobreO Estádio Olímpico é de propriedade da Prefeitura do Rio de Janeiro / Foto: Matthew Stockman/Getty Images

O estádio foi construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e terá sua capacidade temporariamente ampliada de 45.000 para 60.000 espectadores para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, o entorno do estádio receberá grandes intervenções urbanas para facilitar a sua operação.
 
A utilização do Estádio Olímpico nos Jogos já está trazendo benefícios para o Engenho de Dentro, com a requalificação urbana do entorno do estádio e a criação da Praça do Trem, que vai resgatar os galpões ferroviários ao lado do estádio, que estavam abandonados.
 
A reurbanização do entorno do estádio inclui a implantação, já finalizada, de 3,7 quilômetros de novas galerias de águas pluviais, em ruas fundamentais de acesso ao estádio, a fim de eliminar pontos críticos de alagamento; a reurbanização de aproximadamente 34 ruas do entorno do estádio e a restauração das estruturas dos galpões tombados das antigas oficinas ferroviárias e, ainda, a urbanização de uma grande área de praça, chamada Praça do Trem.
 

Depois dos Jogos

O estádio foi construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e terá sua capacidade temporariamente ampliada de 45.000 para 60.000 espectadores / Foto: Matthew Stockman/Getty Images

O Estádio Olímpico é de propriedade da Prefeitura do Rio de Janeiro e continuará sendo o principal palco do atletismo brasileiro para grandes competições. 
 
O atual arrendatário do estádio é o Botafogo Futebol e Regatas, o que garante a manutenção e a utilização da instalação. Os projetos de reurbanização do entorno do estádio fazem parte de uma iniciativa conjunta dos governos federal e municipal com o objetivo de revitalizar a região do Engenho de Dentro.
 

 

 

Dicas 

• A forma mais fácil de se chegar ao Engenhão é de trem. Saindo da Central do Brasil, os ramais Deodoro, Japeri ou Santa Cruz chegam até a estação Olímpica Engenho de Dentro.

• A instalação abrirá 120 minutos antes do início dos eventos olímpicos. 
 
Haverão voluntários para ajudar na locomoção ao redor do estádio, ou para encontrar o seu portão de entrada. Procure pelas pessoas vestidas de verde e com o uniforme da Rio 2016.
 

Como Chegar no Estádio Olímpico

Como Chegar no Estádio Olímpico - Atletismo, Tiro com Arco / Foto: Rio 2016

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mapa do Estádio Olímpico
 
Mapa do Estádio Olímpico - Atletismo, Tiro com Arco / Foto: Rio 2016
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook