COB leva ONU Mulheres ao Congresso Olímpico Brasileiro
São Paulo - Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), fechou parceria com a ONU Mulheres para a primeira edição do Congresso Olímpico Brasileiro, que acontece no dia 13 de abril, no WTC Events Center, em São Paulo.
“A ONU Mulheres é uma importante parceira e vai contribuir para o incremento da perspectiva de gênero do COB e de demais organizações esportivas, inspirando a criação de políticas e programas”, afirmou Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.
Com o objetivo de aumentar a participação de mulheres no esporte de rendimento - tanto como atletas quanto como profissionais em posições de liderança - e promover a igualdade de gênero no ambiente esportivo, o estande da ONU Mulheres vai focar em temas diretamente relacionados à tomada de decisões e ao desenho e à gestão de programas esportivos. Será um momento de exposição do conhecimento trazido pelo programa Uma Vitória Leva à Outra, cuja parceria com o Comitê Olímpico Internacional se constitui em 2016, tornando-se parte do legado olímpico a partir do investimento em programas esportivos e de desenvolvimento de habilidades para a vida para meninas.
Entre os temas que serão abordados estão as barreiras comuns que limitam a participação de meninas e mulheres no esporte, as medidas para a inclusão de gênero no esporte, criação de espaços seguros, abuso e assédio sexual no esporte e maneiras de combatê-los e o papel de dirigentes, treinadores e treinadoras, e atletas para a inclusão de meninas e mulheres no esporte.
As pessoas participantes também terão oportunidade de aderir ao movimento “ElesPorElas”, que pretende mobilizar homens e meninos de todo o mundo para que se posicionem e adotem ações rumo ao alcance da igualdade de gênero.
Destinado a gestores, treinadores e demais profissionais das ciências do esporte, o Congresso Olímpico Brasileiro tem como objetivo comunicar e compartilhar informações, conhecimentos e benchmarking, formando uma comunidade com os principais stakeholders do esporte.
O Congresso Olímpico Brasileiro marca a comemoração dos 10 anos do IOB e terá a presença de grandes nomes de referência internacional como Chelsea Warr, diretora de Performance da Agência de Esportes do Reino Unido, Maurits Hendricks, diretor do Comitê Olímpico Holandês, e Michael Vesper, consultor sênior do Comitê Olímpico Internacional e de 2006 a 2017 foi diretor geral e presidente do Conselho Executivo do Comitê Olímpico da Alemanha. Entre os especialistas nacionais estão o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara, e o presidente da Sociedade Brasileira de Treinadores e consultor pedagógico do Instituto Olímpico Brasileiro do COB, Antônio Carlos Gomes.
As inscrições para o Congresso Olímpico estão abertas e podem ser feitas no site: congresso.cob.org.br
Veja Também: