Jogos Olímpicos de Tóquio vão acontecer em 2021

Jogos Olímpicos de Tóquio vão acontecer em 2021  / Foto: Divulgação/Tokyo2020

Tóquio - O Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio e o Governo do Japão decidiram na última segunda-feira, dia 30 de Março, adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para 2021 por causa da pandemia de Coronavirus. A maior competição esportiva do planeta está prevista para acontecer agora entre os dias 23 de Julho e 08 de Agosto de 2021. 

As lideranças dos principais organizadores dos Jogos Olímpicos se reuniram via conferência telefônica na manhã de segunda feira, com a presença do presidente do COI Thomas Bach, do presidente de Tóquio 2020 Mori Yoshiro, do governador de Tóquio Koike Yuriko e do ministro olímpico e paralímpico Hashimoto Seiko, e concordaram com o novo cronograma.
 
Essa decisão foi tomada com base em três considerações principais e em conformidade com os princípios estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI em 17 de março de 2020 e confirmados em sua reunião de hoje. Eles foram apoiados por todas as Federações Esportivas Olímpicas de Verão (IFs) e todos os Comitês Olímpicos Nacionais (NOCs):
 
1. Proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos e apoiar a contenção do Coronavirus.
 
2. Proteger os interesses dos atletas e do esporte olímpico.
 
3. O calendário internacional de esportes global.
 
Essas novas datas dão às autoridades de saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos Olímpicos o tempo máximo para lidar com o cenário em constante mudança e com as perturbações causadas pela pandemia do COVID-19. As novas datas, exatamente um ano após as originalmente planejadas para 2020 (Jogos Olímpicos: 24 de julho a 9 de agosto de 2020 e Jogos Paraolímpicos: 25 de agosto a 6 de setembro de 2020), também têm o benefício adicional de diminuir os prejuízos de qualquer interrupção que o adiamento cause no calendário esportivo internacional. Além disso, os atletas terão tempo suficiente para concluir o processo de qualificação com a nova data. As mesmas medidas de mitigação de calor planejadas para 2020 serão implementadas.
 
Em uma teleconferência na terça-feira, 24 de março de 2020, com base nas informações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI Thomas Bach e o primeiro-ministro japonês Abe Shinzō concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 seriam realizados em sua forma completa e o mais tardar no verão de 2021. O Primeiro Ministro reiterou que o governo do Japão está pronto para cumprir sua responsabilidade em sediar os Jogos Olímpicos. Ao mesmo tempo, o presidente do COI, Thomas Bach, enfatizou o compromisso total do COI com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
 
Após a decisão em adiar os Jogos por um ano, o Presidente do COI disse: “Quero agradecer às Federações Internacionais por seu apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e seu apoio no processo de consulta nos últimos dias. Gostaria também de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel. ”
 
O Presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Mori Yoshiro, falou sobre a decisão: “O Presidente do COI Thomas Bach e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram uma teleconferência no dia 30 de Março para discutir em detalhes as datas revisadas dos Jogos de Tóquio 2020. O ministro dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Hashimoto Seiko, e o governador de Tóquio, Koike Yuriko, participaram da convocação. Propus que os Jogos fossem sediados entre julho e agosto de 2021 e realmente aprecio o fato de o Presidente Bach, depois de discutir essa proposta com as várias federações esportivas internacionais e outras organizações relacionadas, ter aceitado minha proposta. É necessário um certo período de tempo para a seleção e qualificação dos atletas e para seu treinamento e preparação, e o consenso foi de que seria preferível a realização dos Jogos remarcados durante as férias de verão no Japão. Em termos de transporte, organização de voluntários e fornecimento de ingressos para os japoneses e para quem vem do exterior, além de permitir que a situação do COVID-19 esteja totalmente controlada. Achamos que seria melhor reprogramar os Jogos para um ano depois do planejado, no verão de 2021. 
 
O governador de Tóquio Koike Yuriko também comentou o adiamento: “Considerando o surto global de coronavírus, precisamos de um certo prazo antes de nos prepararmos totalmente para a entrega de jogos seguros e protegidos para os atletas e espectadores. Além disso, a preparação para as novas datas ocorrerá sem problemas, pois as datas coincidem com o mesmo período das datas originais da competição, correspondendo a emissão de bilhetes, equipe do local, voluntários e transporte. Portanto, acredito que celebrar a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em 23 de julho de 2021 é o ideal. Os atletas, voluntários, portadores da tocha e governos municipais locais se preocuparam com a situação. Como agora temos novas datas concretas a serem buscadas, o Governo Metropolitano de Tóquio comprometerá todos os seus recursos e trabalhará em estreita colaboração com o Comitê Organizador de Tóquio 2020,
 
Foi confirmado anteriormente que todos os atletas já qualificados e as cotas já atribuídas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 permanecerão inalteradas. Isso é resultado do fato de que esses Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em acordo com o Japão, continuarão sendo os Jogos da XXXII Olimpíada.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook