Sambódromo

 

O Sambódromo irá receber os torneios olímpico e paralímpico de tiro com arco e a maratona / Foto: Buda Mendes/Getty Images

 

Modalidades

 Atletismo /  Tiro com Arco 

Reformado para os Jogos Olímpicos

Localização: Zona Norte, na Região Maracanã

Construção: Permanente

Capacidade:  18 mil lugares (atletismo) e 3.800 (tiro com arco)

Previsõa de Custo: R$ 65 milhões

 


SobreMuito próxima do Maracanã, essa instalação passou por uma reforma para os Jogos / Foto: Matthew Stockman/Getty Images

O Sambódromo do Rio de Janeiro, palco do desfile das escolas de samba no carnaval carioca, irá receber os torneios olímpico e paralímpico de tiro com arco, tanto as fases eliminatórias quanto as finais, além da maratona. 
 
Muito próxima do Maracanã, essa instalação passou por uma reforma para os Jogos, que incluiu o reparo das fundações e construção de novas arquibancadas. Foi o primeiro equipamento olímpico entregue, em fevereiro de 2012. 
 
Durante o evento teste do tiro com arco, em setembro de 2015, a Federação Internacional apontou o barulho externo como um fator que atrapalharia o desempenho dos arqueiros. Por isso, a entidade pediria o fechamento do trânsito ao redor nos dias de competição.
 
Para a maratona, 30.000 espectadores irão ocupar lugares ao longo dos 600 metros da “passarela do samba” garantindo um ambiente de festa na largada e na chegada da mais tradicional disputa olímpica.
 
Depois dos Jogos
 

A reforma do Sambódromo é um projeto de legado da Prefeitura do Rio de Janeiro / Foto:  Buda Mendes/Getty Images

 A reforma do Sambódromo é um projeto de legado da Prefeitura do Rio de Janeiro, possibilitando a requalificação desse marco da cidade e garantindo a revitalização do seu entorno. 

O projeto dos Jogos Rio 2016 vai ao encontro dos objetivos de longo prazo para essa região da cidade, trazendo benefícios importantes e imediatos para as comunidades locais.
 

 

 

Dicas 

• A forma mais fácil de se chegar ao Sambódromo é de metrô, através da estação Praça Onze, da Linha 1. Da estação Central do Brasil também é possível chegar caminhando.

• Nos dias de eventos, a instalação abrirá 90 minutos antes do início. 
 
Haverão voluntários para ajudar na locomoção ao redor do estádio, ou para encontrar o seu portão de entrada. Procure pelas pessoas vestidas de verde e com o uniforme da Rio 2016.
 

Como Chegar no Sambódromo

Como Chegar no Sambódromo - Atletismo/Tiro com Arco / Foto: Rio 2016

 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mapa do Sambódromo

Mapa do Sambódromo - Atletismo/Tiro com Arco / Foto: Rio 2016
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook