Paulistas dominam o Campeonato Brasileiro Elite de Contra-relógio e Estrada 2012

Luiz Amorim foi o campeão na Elite masculino/ Foto: CBC/DivulgaçaoRio das Ostras- Inaugurando as provas do Campeonato Brasileiro Elite de Ciclismo de Estrada e Contra-Relógio 2012, foram realizadas nesse sábado, 23 de julho, em Rio das Ostras (RJ), as disputas do Contra-relógio individual. A Competição foi conquistada pelos atletas Luiz Amorim e Luciene Ferreira.

A prova de Contra-relógio é disputada individualmente, onde os atletas largam separados com o intervalo de um minuto de diferença, vencendo o ciclista que percorrer o percurso em menor tempo. A categoria Elite feminina foi a primeira a conhecer as campeãs de 2012, com a vitória ficando para a atleta Luciene Ferreira, 27 anos, que defende a equipe paulista Funvic/Pindamonhangaba, completando o percurso de 14,5 quilômetros com o tempo de 23min28s. Na segunda colocação terminou Uenia Fernandes, da equipe UCI Colavita Forno D’asolo, marcando 23min45s, e completando o pódio, na terceira posição, ficou Ana Paula Polegatch, da equipe de São Caetano do Sul, com 23min54.

Após sua vitória, Luciene comentou a importância de disputar o brasileiro de estrada após uma vitória na prova de Contra-relógio e garante estar bem mais motivada após sua conquista.

"Foi uma prova maravilhosa, no fundo eu não esperava a vitória, pois estava competindo contra as melhores atletas do Brasil, e mesmo sem ser uma prova com minhas características, tentei fazer o meu melhor e acabei conquistando o título brasileiro. Agora vou competir a prova de estrada muito mais motivada, e mesmo sabendo que será uma prova com atletas de alto nível estarei pronta para brigar mais uma vez pela vitória" comenta Luciene Ferreira, campeã brasileira de Contra-relógio 2012.

Com o percurso de 29 quilômetros, foi a vez da Elite masculina entrar em cena para voar baixo e consagrar os ciclistas mais rápidos do Brasil no Contra-relógio. A vitória ficou com o paulista Luiz Amorim, da equipe Real Cycling Team, 33 anos, que cruzou a linha de chegada com 38min47s, seguido de Patrick Oyakaua, da equipe de São Caetano do Sul, marcando 39min09s, e Flávio Cardoso, que defende a equipe Funvic/Pindamonhangaba, com 39min12s. Entre os atletas mais jovens, da categoria Sub-23, o grande campeão foi Murilo Ferraz, 21 anos, que defende a equipe Dataro, de Foz do Iguaçu.

"Tinha vários meses que já estava me preparando para o brasileiro. Na verdade sempre damos uma importância muito grande para o titulo nacional. Hoje, o percurso foi bem seletivo e tinha um forte vento contra, onde dificultou bastante a prova, alem do alto nível dos adversários. Estou muito contente em consegui sair vencedor e conquistar o meu quarto título brasileiro de contra-relógio" comenta Luiz Amorim, campeão da elite.

Nesse domingo, 24 de junho, o Brasileiro de ciclismo continua com a decisiva prova de resistência (Estrada), que será disputada em um grande circuito de aproximadamente 20 quilômetros. No masculino os atletas vão pedalar por 174,6 quilômetros, enquanto as mulheres vão percorrer 77,6 quilômetros.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook