Brasil enfrenta Cuba por vaga no PAN 2011

Foto: Satiro Sodré

Por decisão do Comitê de Competições da Federação Pan-Americana de Hóquei sobre Grama (PAHF, sigla em inglês), a seleção masculina brasileira terá que realizar um play-off de três jogos com a seleção de Cuba para obter a tão sonhada vaga no Pan-Americano de Guadalajara, México. As partidas serão disputadas nos dias 03, 05 e 06 de fevereiro de 2011, no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, e a seleção que somar mais pontos nos três jogos garante a vaga.

 

 

As vagas na Competição Pan-Americana segundo, os critérios da PAHF em 2009, seriam distribuídas da seguinte forma: México (país sede), duas vagas para os primeiros colocados do Sul-Americano (Argentina e Chile), duas vagas para os primeiros colocados do Centro-Americano (Trinidad e Tobago e Barbados), restando 3 vagas, que seriam distribuídas baseadas na classificação final da Copa Pan-Americana, realizada no Chile, em 2009.

Nessa competição, o Brasil obteve a sétima colocação ficando atrás de Canadá, EUA, Argentina, Chile, Trinidad Tobago e México. Como quatro dessas seis seleções já tinham suas vagas garantidas pelas competições continentais, o Brasil ficaria com a última vaga pelo ranking da Copa Pan-Americana. Porém, como Cuba não pôde jogar a competição Centro-Americana por problemas de visto de entrada em Porto Rico, o Comitê de Competições da PAHF alterou os critérios de classificação em maio de 2010, indicando o terceiro classificado da Copa Pan-Americana, o Brasil, para um play-off com a Seleção Cubana.
O grupo feminino não conseguiu classificação, por isso não disputa em 2011.

A única participação das seleções brasileiras de Hóquei sobre Grama em jogos do PAN foi em 2007, no Rio de Janeiro, quando homens e mulheres obtiveram a oitava colocação.

A Confederação Brasileira de Hóquei sobre Grama, com objetivo de incentivar e evoluir o rendimento dos jogadores, tem organizado campeonatos, concentrações e amistosos no Brasil e no exterior, além de disponibilizar aos atletas um técnico com vasta experiência no esporte, o argentino Jorge Querejeta.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook