Brasil bate Escócia no primeiro jogo do Desafio de Rugby Internacional

Felipe Claro no momento decisivo / Foto: Mario Henrique / ZDLEmbu das Artes - A seleção brasileira masculina começou bem o Desafio de Rugby Internacional Brasil x Escócia. Com o apoio de cerca de 1.700 pessoas no Estádio Municipal de Embu das Artes (SP), o time verde-amarelo dominou as ações desde o apito inicial e venceu o Edinburgh University por 27 a 11.

A equipe deixou o campo bastante aplaudida pelo bom público que vibrou o jogo inteiro. O segundo jogo do Desafio será no dia 11 (sábado), em São José dos Campos (SP). Quem enfrentará os escoceses será a seleção brasileira sub-23.

O domínio brasileiro foi absoluto no primeiro tempo. Logo no início, Daniel Gregg aproveitou belo passe com o pé de Lucas Duque e anotou o primeiro try. Os brasileiros seguiram pressionando, mas só conseguiram marcar novamente através de Pedro Rosa, após assistência de Fernando Portugal. Desta vez, Julian Menutti converteu e o Brasil abriu 12 a 0 no placar. No último lance do primeiro tempo, Felipe Claro aproveitou boa jogada de João Luiz da Ros e aumentou a vantagem para 17 a 0.

Os escoceses voltaram mais atentos na etapa final e diminuíram o marcador para 17 a 6, devido a penais convertidos por Andy Brians. A seleção brasileira conseguiu esfriar o ímpeto do adversário e Lucas Duque marcou de penal, levando o placar para 20 a 6.

A família Duque também marcou presença logo depois, com excelente jogada de Moisés, que passou pela linha defensiva rival e marcou o último try brasileiro. Lucas converteu e fechou a pontuação em 27. Ainda deu tempo dos escoceses marcarem seu único try , também com Andy Brians.

"O evento foi excelente e proporcionamos uma grande tarde de rugby para os fãs. O mais importante é ver a evolução da seleção, contra uma tradicional escola do rugby mundial. Poderíamos ter feito mais pontos, mas ficou de bom tamanho", analisou Antonio Martoni, Gestor de Alto Rendimento da seleção masculina.

Ramiro Mina, capitão brasileiro, comemorou o desempenho do grupo e elogiou a presença da torcida. "É incrível poder jogar para este público. Em 15 anos de seleção, nunca joguei em um time tão bom como esse. Temos que aproveitar o grande momento que nosso rugby vive".

Capitão da seleção quando o Edinburgh jogou no Brasil há 25 anos, Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby, ficou satisfeito com o que presenciou dentro e fora de campo. "É importante saber que os europeus voltaram a ter interesse em jogar no País. Além disso, é gratificante notar os atletas brasileiros dando autógrafos para a criançada. Aos poucos vamos criando a cultura do rugby no Brasil".

Os brasileiros aproveitaram o entrosamento do Sul-Americano, finalizado no último dia 21 na Argentina para chegar à vitória, segundo o treinador Rodrigo "Toto" Camardon. "Desde o Sul-Americano traçamos a estratégia de sermos protagonistas nas partidas. Estamos em um momento de evolução e aproveitamos isso para ficar com a vitória. Parabéns para todos os torcedores".

Desafio tem mais três jogos - O segundo amistoso do Desafio testará a força da nova safra da seleção brasileira, formada por jogadores M23 (menores de 23 anos). O Estádio João do Pulo, em São José dos Campos (SP), recebe a partida no sábado, dia 11. Três dias depois, os escoceses encaram um selecionado de jogadores que atuam no estado do Rio de Janeiro. O encontro final será dia 17, novamente contra a seleção principal do Brasil, em local a ser definido.

Convocados
Antônio Górios - Rio Branco
Daniel Gregg - Niterói
Daniel Danielewicz - Desterro
Danilo Amaral - Rio Branco
Eduardo Garcia - Bandeirantes
Erick Monfrinatti - São José
Felipe Zeni - Pasteur
Felipe Claro - SPAC
Fernando Portugal - Bandeirantes
Jardel de Mendonça - SPAC
João Carlos Orioli Junior - Pasteur
João Luiz da Ros - Desterro
Julian Menutti - Bandeirantes
Julio César Figalo - Niterói
Lucas Duque - São José
Lucas Croffi - Pasteur
Marcelo Danesin - Ribeirão
Pedro Manzini - Bandeirantes
Pedro Rosa - Bandeirantes
Rafael Dawailibi - São José
Reges Comoreto - Desterro
Vitor Bezerra - Potiguar
Comissão técnica
Treinador - Rodrigo Camardon
Auxiliares - Nei Vasconcelos e Paulo Meirelles
Preparador físico - Marcio Corchs
Michel Kalil - Fisioterapeuta

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook