Serviços

Imitar corredores profissionais pode causar lesões

Foto: MidiaSport

São Paulo - A prática esportiva está em alta e muitas pessoas se especializam em determinadas modalidades. Enquanto alguns preferem os exercícios aquáticos como natação, nado sincronizado, canoagem e polo aquático, outros optam pelas atividades terrestres como a corrida de rua.
 

Contudo, toda atividade física que é realizada sem o devido acompanhamento de um instrutor ou preparador físico pode causar lesões, especialmente, se o corredor de rua tenta se espelhar em alguém ou já possuir algum problema existente. 

“Hábitos posturais errados no momento de correr podem causar dores intensas nas costas e ainda, em médio ou longo prazo, provocar desvios posturais, lombalgias e cervicalgias”, afirma o fisioterapeuta Dr.
 
Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Esportiva- Sobrafe.
 
Por que imitar corredores pode ocasionar lesões? Muitos corredores de rua tentam imitar corredores profissionais, pois desejam correr com maior velocidade e obter melhor desempenho. Porém, reproduzir treinamentos que são exibidos em vídeos da internet pode trazer sérios danos à saúde da coluna. “Essa prática pode ter efeito contrário. Ou seja, ao invés de o atleta melhorar o desempenho, ele acaba diminuindo o seu rendimento por causa da prática de movimentos errados que podem acarretar em uma lesão”, informa Montenegro.
 
Segundo o fisioterapeuta, as lesões ocorrem porque, geralmente, os corredores de rua não estão habituados com o tipo de movimentação do corpo do atleta profissional. “Fique atento à postura para evitar danos à coluna e, claro, para melhorar o desempenho na atividade. A posição indicada para corredor é manter os braços juntos ao corpo, ombros relaxados, contrair o abdômen e deixar a coluna ereta. Já a cabeça deve estar inclinada, com o olhar para o horizonte. É importante que as passadas não sejam muito impactantes para não causar dores nas costas e, em longo prazo, ocasionar problemas como hérnia de disco”, sugere Helder.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook