Equipe catarinense quer vencer outra vez o Tour do Brasil

Equipe catarinense na edição passada/ Foto: Divulgação Equipe catarinense na edição passada/ Foto: Divulgação São Paulo - A equipe catarinense do Avaí/FME/Florianópolis/APGF tem uma missão especial em 2011: reencontrar a vitória por equipes no 8° Tour do Brasil - Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo 2011, que ocorre a partir de 16 de outubro. Campeão de 2008, o grupo não conseguiu repetir boas atuações nas duas edições anteriores e desta vez quer quer evitar tombos e acidentes.

"Basicamente são três os maiores problemas decorrentes de um tombo: a retirada do atleta da competição em função da gravidade da queda, perda de contato com o pelotão e danos na bicicleta, como pneu furado", disse o técnico Diones Chinelatto.

Fato normal na modalidade, as quedas fazem parte da rotina dos ciclistas. "Geralmente em tombos leves, o atleta se recupera sem maiores problemas. Mas em tombos mais graves, é necessário trabalhar muito para o competidor retomar a confiança e superar alguns traumas", ponderou o representante do Avaí, que sofreu com o problema no ano passado.

Após ficar na quinta posição na edição 2010 do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo, o time está concentrado na cidade de Florianópolis (SC) para fazer treinamentos específicos para voltar a brilhar nas etapas da maior prova das Américas. A equipe tem como destaques o capitão Rodrigo do Nascimento e o jovem Rafael de Barros Gasparini, que conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de contra-relógio. A equipe ainda conta com um representante estrangeiro, o argentino Cristian Omar Clavero. Completam o grupo Edson Luiz de Rezende, Gustavo Henrique Zorzo, Rafael Alfredo Gerhard e Rubem Xavier Mastela.

"Sempre procuramos trabalhar com atletas mais jovens, que geralmente impulsionam os experientes dando equilíbrio ao grupo. A nossa equipe está mais voltada para as competições de estrada como o Tour do Brasil, pois conseguimos os melhores resultados", ressaltou Diones Chinelatto.

O 8° Tour do Brasil - Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo 2011 terá oito etapas bastante variadas. Algumas longas, outras curtas, de montanha e contra-relógio, características técnicas que o definem como o melhor do País e um dos mais importantes das Américas. A largada será em Marília e, durante os oito dias de prova, os ciclistas passarão por cidades como Bauru, São Carlos, Rio Claro,Sorocaba, Atibaia, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Jundiaí e finalizam em São Paulo.

Etapas:

1ª etapa, dia 16 - Marília/Bauru
2ª etapa, dia 17 - Bauru/São Carlos
3ª etapa, dia 18 - São Carlos - contra relógio
4ª etapa, dia 19 - São Carlos/Rio Claro (neutralizado) e Rio Claro/Sorocaba
5ª etapa, dia 20 - Sorocaba/Atibaia
6ª etapa, dia 21 - Atibaia/Pindamonhangaba
7ª etapa, dia 22 - Pindamonhangaba/Campos do Jordão
8ª etapa, dia 23 - Jundiaí/São Paulo

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook