Brasileiro Caixa de Menores prossegue neste sábado | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Brasileiro Caixa de Menores prossegue neste sábado

Paulo André: dois recordes do torneio nos 100 m / Foto: Fernanda Paradizo/CBAt

São Bernardo do Campo - O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores Interclubes terá o seu segundo dia de competições neste sábado (dia 19), a partir das 08 horas, na Arena Caixa - Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP).

O torneio, que reúne 748 atletas de 106 clubes de todas as regiões do País, começou nesta sexta-feira (18) e termina domingo (20).

O evento terá mais 30 provas neste sábado, divididas em duas etapas. Pela manhã serão 14, sendo três finais. À tarde, a partir das 14 horas, outras 16 provas serão disputadas, com a distribuição de medalhas em 10.
 
Destinado para atletas de 15 a 17 anos, o Campeonato Brasileiro é considerado muito importante por reunir tradicionalmente um grande número de participantes e demonstrar o potencial de uma geração que pode integrar a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, por exemplo.
 
"Esta categoria é uma vitrine para o futuro. As atletas com potencial aparecem e a competição, por si só, já um grande motivador para o desenvolvimento dos participantes", comentou o técnico Marcos Vieira, do ASA Sorriso, do Mato Grosso, que tem 14 atletas no evento.
 
Manhã de sexta-feira -Com calor na média de 30 graus e umidade relativa do ar de menos de 40%, a etapa de sexta-feira pela manhã teve 16 provas, entre eliminatórias, de qualificação e semifinais, além das competições do heptatlo e do decatlo.
 
O paulista Paulo André Camilo de Oliveira (Vila Olímpica-ES) confirmou as expectativas de um forte nível técnico da competição e baixou duas vezes o recorde pessoal nos 100 m, que era de 10.53, desde o dia 13 de junho. Ele correu as eliminatórias em 10.46 (0.4) e as semifinais em 10.38 (0.6), estabelecendo duas vezes novo recorde do torneio. O anterior era de Renato Oliveira dos Santos Junior, com 10.73, desde 2012, em Maringá (SP).
 
"Meu pai disse que eu ia correr na casa dos 10.40, então a gente estava esperando um resultado assim", comentou Paulo André, de 17 anos, que é orientado pelo pai e ex-atleta Carlos José Camilo de Oliveira. "A intenção é correr mais rápido na final", completou, referindo-se a prova que será disputada ainda nesta sexta-feira, às 17 horas. O objetivo agora é correr abaixo dos 10.36, que é o recorde sul-americano dos 100 m, do carioca Vitor Hugo dos Santos.
 
Outro recorde da competição foi batido na qualificação do arremesso do peso. Luís Fernando Matias (Marchetti) obteve a marca de 18,41 m. O anterior, de 17,80 m, era de Valdivino Vinícios Almeida Nunes dos Santos, também desde 2012. A final da prova será na manhã deste sábado, a partir das 10.50.
 
No decatlo, após as três primeiras provas, Caio Henrique da Silva (ASA-Sertãozinho), com 2.267 pontos, lidera a classificação parcial. No heptatlo, o primeiro lugar, depois de duas provas, é de Laís Helena Santos de Abreu (Guarulhos), com 1.635 pontos.
 
As competições recomeçam nesta sexta-feira a partir das 14 horas. A Arena Caixa fica na Rua Tiradentes, 1.840, na Vila do Tanque, no antigo Volks Clube.
 
A entrada é gratuita para o público no estádio.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook