Erica Sena em 4º lugar e Caio Bonfim em oitavo na Copa do Mundo de Marcha | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Erica Sena em 4º lugar e Caio Bonfim em oitavo na Copa do Mundo de Marcha

Competição foi realizada no centro histórico de Roma, com largada perto do Coliseu e chegada nas Termas de Caracala / Foto: Jonny Roriz/COB

Itália - A Seleção Brasileira conseguiu dois grandes resultados na Copa do Mundo de Marcha, que começou neste sábado (dia 7) e termina amanhã (8), em Roma, na Itália. Os dois principais marchadores do País ficaram entre os oito melhores em suas provas: Erica Rocha de Sena foi a quarta nos 20 km feminino e Caio Bonfim o oitavo, no masculino.
 
Erica Rocha de Sena, que chegou bem perto do pódio, ficando na quarta colocação com 1:27:18, recorde sul-americano. O recorde anterior era dela, mesma, com 1:28:22, e fora estabelecido em 19 de março último, na etapa eslovaca do Circuito Mundial da IAAF. As três primeiras colocadas foram: 1 - Hong Liu (China), 1:25:59; 2 - Maria Guadalupe González (México), 1:26:17; 3 - Shenjie Qieyang (China), 1:26:49.
 
Erica vem alcançando boas marcas há anos e em 2015 foi vice-campeã pan-americana em Toronto, no Canadá, e sexta no Mundial de Atletismo de Pequim, na China. Ela vive no Equador e treina com seu marido, o também marchador Andrés Chocho, que competiu nos 20 km e ficou em sexto lugar. Erica faz parte do Programa Caixa de Apoio a Atletas de Alto Nível, da CBAt.
 
Mais três brasileiras competiram em Roma. Cisiane Dutra Lopes, que, assim como Erica está qualificada para a Olimpíada do Rio em agosto próximo, não completou o percurso. Nair da Rosa foi a 83ª, com 1:43:04, e Liliane Barbosa, a 84ª, com 1:43:18 (ambas obtiveram seus recordes pessoais). O Brasil ficou 15º lugar por equipes, enquanto a China foi a campeã.
 
Masculino - Nos 20 km masculino, Caio Bonfim ficou em oitavo lugar, com 1:20:20, novo recorde pessoal. No ano passado, em Pequim, na China, ele foi o sexto no Mundial de Atletismo, depois de ganhar a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.
 
Um dos principais nomes do Atletismo brasileiro na atualidade, Caio é uma das esperanças do Brasil na luta por uma boa classificação nos Jogos Olímpicos do Rio. Ele está qualificado para os 20 km e 50 km.
 
Caio integra o Programa Caixa de Apoio a Atletas de Alto nível, da CBAt, patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Ele participou de camping de treinamento na Europa, em preparação para a Copa do Mundo de Marcha e para os Jogos do Rio.
 
Outros três atletas do País disputaram a prova: Moacir Zimmermann foi o 47º com 1:24:02; Rudnei Nogueira foi o 82º, com 1:29:30; e José Alessandro Bagio, que não completou o percurso. Moacir e Bagio também alcançaram, recentemente, a qualificação para a Olimpíada, nos 20 km.
 
O pódio teve dobradinha chinesa e um espanhol em terceiro lugar: 1 - Zhen Wang (1:19:22), 2 - Zelin Cai (1:19:34), 3 - Álvaro Martin (1:19:36). Por equipes, vitória da China e o Brasil ficou em 11º lugar.
 
Sub-20 - Na prova dos 10 km sub-20 o Brasil foi representado por Matheus Correa, que ficou em 37º lugar, com 45:02. O pódio foi: 1 - Jun Zhang (China), 40:23; 2 - Manuel Bermudez (Espanha), 40:27; 3 - Noel Ali Chama (México), 40:29.
 
Neste domingo haverá a disputa dos 50 km masculino, mas o Brasil não terá atletas na distância. As provas da Copa do Mundo de Marcha têm largada e chegada em pontos históricos da "Cidade Eterna": os atletas largam próximo do Coliseu e chegam nas Termas de Caracala.
 
O Brasil participa da Copa com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais, da CBAt.
 
O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, comemorou o resultado de Caio Bonfim e Erica Sena. "A marcha é uma das modalidades que mais tem evoluído no Atletismo nacional, temos esperanças de bons resultados na Olimpíada do Rio", disse o dirigente.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook