Medalhas, confraternização e alegria no Brasileiro de Mirins | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Medalhas, confraternização e alegria no Brasileiro de Mirins

75 m feminino / Foto: Wagner Carmo / CBAt

Rio de Janeiro - O Campeonato Brasileiro Caixa Interclubes de Mirins de Atletismo 2014, aberto nesta sexta-feira dia 17, no Estádio Adhemar Ferreira da Silva, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, prossegue neste sábado dia 18, com a realização de mais 22 provas, divididas em dois períodos - pela manhã, a partir das 08:30, e à tarde, a partir das 14:30.
 
As provas da manhã apontarão quatro novos campeões da categoria de entrada nas competições nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). À tarde, serão conhecidos outros cinco campeões da faixa etária entre 13 e 15 anos.
 
Mais do que uma competição, o evento é uma festa e, ao mesmo tempo, uma aula. Com a participação de cerca de 800 atletas de 121 clubes de 16 Estados e do Distrito Federal, é comum a confraternização de participantes das mais variadas regiões do País. Nas arquibancadas do estádio, atletas, por exemplo, de Ivoti, no Rio Grande do Sul, conversam animadamente com representantes de Barra do Garças, do Mato Grosso. A curiosidade é uma ferramenta importante de inclusão e de troca de informações.
 
Outro ponto fundamental desta categoria é o investimento feito na descoberta e desenvolvimento de futuros esportistas. "Todo o trabalho começa com brincadeiras e recreação, que a gente chama de turminha. Só depois disso vão para o pré-mirim e mirim", contou Rodrigo Dário Diniz, técnico de lançamentos, arremessos e pré-competição do Grêmio Recreativo Barueri (SP), que é o clube com o maior número de inscritos no torneio: 26.
 
A instituição, patrocinada pela Prefeitura de Barueri, conta com 195 alunos entre 7 e 14 anos. Em todas as categorias, que vai até o adulto, são 112 federados. "Cerca de 95% do pessoal é da cidade, mas temos atletas de Itapevi, Carapicuíba e até de Franco da Rocha, um pouco mais distante", comentou o treinador.
 
Higor Alves, que no domingo passado conquistou a medalha de ouro no salto em distância do Troféu Brasil Caixa, representa o clube e é a estrela da equipe. Nascido em Carapicuíba, o saltador é o 15º colocado no Ranking Mundial da IAAF de 2014, com a marca de 8,18 m, obtida no Ibirapuera.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook