Presidente da Federação Espanhola de Atletismo diz que foi vítima da "Operação Galgo" | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

Presidente da Federação Espanhola de Atletismo diz que foi vítima da "Operação Galgo"

José María Odriozola disse que foi "vítima" da trama de investigação de doping na Operação Galgo e disse que não vai renunciar / Foto: Divulgação Federação Espanhola de AtletismoMadri  - O presidente da Federação Espanhola de Atletismo, José María Odriozola disse que foi "vítima" da trama de investigação de doping na Operação Galgo e disse que não vai renunciar, porque seria "covarde se abandonasse o barco agora." "É claro que não vou renunciar. Eu sou uma vítima e agora seria covardia deixar o navio, disse durante uma conferência de imprensa lotada na sede da Federação Espanhola.

"Foi a maior decepção em 20 anos como presidente e tantos outros anos como atleta. Eu me considero uma vítima de tudo isso. Penso que cumpri meu dever como presidente e não podia imaginar que algumas pessoas iriam quebrar minha confiança. Eu luto contra o doping por mais de 30 anos publicamente", disse ele.

"A minha primeira decisão como presidente foi romper com o Dr. Fuentes, que foi para o ciclismo, desde então. Sinto-me enganado sobre a confiança que recentemente voltei a colocar em Manuel Pascua. Me deu a sensação que eu tenha sido ingênuo, já que ele afirmou ter mudado. A verdade é que até agora tinha sido associado com o doping ou com a Operação Puerto ".

No que diz respeito às medidas contra os suspeitos, Odriozola disse: "Eu primeiro afastei da equipe Manuel Páscoa Cruz e Bezabeh. Em seguida, rompi todos os contratos com os três técnicos profissionais (Páscoa, César Pérez e María José Martínez). Tive ainda uma reunião com os atletas treinados por eles para tranquilizá-los. Eles estão envolvidos na trama. Eles vão continuar treinando e vamos buscar no início de janeiro uma solução para o caso, porque eles estão sem-teto, a partir do ponto de vista técnico."

 O representante de Marta Domínguez, José Alonso Valero, teve a licensa provisoriamente suspensa, já que é considerado "um suspeito." "A Marta", disse Odriozola, "tem sido a minha maior decepção e o maior problema de tudo isso. É algo que eu não podia sequer imaginar. Sobre sua licença como uma atleta, esperamos as informações em juízo. Desde 2006, mais de 50 exames de doping foram feitos, e muitos da IAAF. Na Copa do Mundo em Berlim (onde ganhou o título de 3.000 m com obstáculos), ela foi submetida duas vezes aos testes, um antes da semifinal e outro na final, e sempre foi aprovada."

 O presidente, que está no cargo há 21 anos, revelou que tinha acabado de receber um telefonema do presidente do Comitê Olímpico Espanhol, Alejandro Blanco. "Ela disse que me apoia, e desde então eu não tenho nenhuma intenção de renunciar como vice-presidente do COE."

 Alemayehu Bezabeh, campeão europeu Cross Country em 2009, foi removido da equipe espanhola, antes de vir para Portugal ", porque ele confessou à polícia que ficou surpreso quando fui para estourar um saco de sangue", disse o presidente da Federação espanhola, José Maria Odriozola .

 Marta Domínguez, que supostamente aparece envolvida no esquema de doping investigado na Operação Galgo, deve perder seus títulos e marcas, "caso fique comprovado, ou ela admita, que foi dopada a partir de determinada data", disse o presidente da Federação Atletismo espanhol, José María Odriozola.

O presidente da Federação Espanhola recordou ainda o caso de Marion Jones, que, confessou ter se dopado para a Olimpíada de Sydney 2000 e perdeu as cinco medalhas que ganhou na cidade australiana.

 Jaques Rogge apoia a Operação Galgo

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, elogiou essa semana a ação antidoping realizada na semana passada pela polícia espanhola, comparando-a a operação "puerto".

"Saudamos a intervenção das autoridades e da justiça", referiu Jacques Rogge, acrescentando: "casos como a operação Puerto ou Galgo são sempre benéficos para o esporte".


 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook