Queniano ouro no lançamento de dardo treinou pelo YouTube
Rio de Janeiro - Uma das histórias mais inusitadas do mundial de atletismo de Pequim é a do queniano Julius Yego, consagrado campeão no lançamento de dardo com o oitavo melhor da história.
Nascido em um país considerado potência na modalidade, mas nas provas de corrida, Yego precisou improvisar para treinar e chegar ao seu resultado. Sem técnicos especialistas no dardo por lá, o atleta treinou vendo vídeos no YouTube e aprendendo as técnicas do lançamento através dessas imagens.
No mundial de 2013, Yego tinha ficado em quarto lugar e já vinha em ascensão. No Ninho do Pássaro, nessa quarta-feira, entrou de vez para a história com um lançamento de 92,72m, melhor marca em 14 anos.
"Eu estou tão feliz, não consigo nem dizer o quanto. Ser um campeão mundial do Quênia é inacreditável", afirmou o atleta, em referência ao seu feito, como primeiro atleta do país a vencer uma prova de campo no mundial.
Mesmo ainda usando vídeos do YouTube, Yego conseguiu um técnico neste ano. "É bom trabalhar com alguém. Ajuda a melhorar em muitos aspectos. Mosonik me ajudou bastante e espero que essa parceria dure", relatou ao site Business Daily Africa, se referindo a Joseph Koech Mosonik, técnico do salto em distância e do salto com vara, além de provas de campo.
Veja Também: