Aos 15, sensação russa da patinação é campeã europeia

Julia Lipnitskaia com sua medalha de ouro / Foto: Xinhua / Attila Volgyi

Rio de Janeiro - A adolescente russa Julia Lipnitskaia, de apenas 15 anos, já era uma sensação no seu país pelas excelentes rotinas apresentadas na patinação artística. Mas faltava a Julia um título tão importante quanto o que ela ganhou nesta sexta-feira: o campeonato europeu. 

Imediatamente a atleta se tornou uma das grandes expectativas de medalha de ouro nos Jogos de Inverno, que começam no próximo dia 7, em Sochi. 

Lipnitskaia se tornou a mais nova patinadora a vencer o campeonato europeu após bater sua compatriota Adelina Sotnikova com uma rotina de dar inveja. Os movimentos foram sincronizados com uma música do famoso filme "A Lista de Schindler", que fala sobre o holocausto dos judeus. A apresentação rendeu a Lipnitskaia a melhor nota da temporada, 209.72 pontos, seis a mais que Sotnikova. 

"Se você pensar sobre isso com muita força, então é possível vencer em Sochi", afirmou Lipnitskaia. "Mesmo a Kim Yuna [a coreana campeã olímpica] mostrou que ela não patina sempre de forma ideal. Com a patinação que apresento hoje, acredito que posso alcançar o pódio nas Olimpíadas", concluiu. 

Sobre sua apresentação vitorisoa, Julia disse que foi muito difícil controlar o nervosismo. "Eu estava muito nervosa antes da minha rotina e minhas permas estavam tremendo", afirmou. "Na segunda metade do programa eu já estava pronta pra me recompor e patinar realmente bem", disse a campeã. 

Sotnikova terminou em segundo com a nota de 202.36 pontos. Completou o pódio a italiana Carolina Kostner, cinco vezes campeã e atual defensora do título, com 191.39 pontos. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook