Jaqueline Mourão e atletas de Biathlon, Cross Country conquistam bons resultados

Atletas tiveram agenda cheia de competições nos Estados Unidos, Canadá e Europa / Foto: Divulgação CBDN

EUA - Embora represente apenas o início do calendário de competições no hemisfério norte, o mês de dezembro já registra resultados e novas marcas importantes para as equipes de Biathlon, Cross Country e Ski Alpino.  
 
No contraste entre a “velha” e a nova geração, Jaqueline Mourão e Michel Macedo se destacaram na América do Norte, enquanto na Europa Lucas Lima e Victor Santos alcançaram marcas relevantes. Além disso, Caio Moreira e Gabriela Neres estabeleceram novos recordes brasileiros junior de Sprint nas duas primeiras etapas da IBU Cup Jr.
 
No Canadá, Jaqueline Mourão comprovou, mais uma vez, o bom começo de temporada com boa marca em prova de Sprint realizada em Rossland Black Jack SC no último sábado (17). Foi a segunda melhor de sua carreira, com 174, 78 pontos, perdendo somente para os 140,73 obtidos em West Yellowstone (Estados Unidos) na semana passada. Após Rendezvous Ski Trails (Estados Unidos), Sovereign Lake Nordic Centre e Rossland – Black Jack SC (Canadá), a atleta encerra o calendário de competições no ano de 2016.
 
Em pequeno tour de quatro dias por Mammoth Mountain Ski Resort (Estados Unidos), Michel Macedo participou de três provas, sendo duas de Slalom e uma de Slalom Gigante. Os destaques foram as provas de Slalom e Slalom Gigante dos dias 09 e 11 de dezembro, respectivamente, nas quais obteve as 11ª e 5ª colocações entre mais de 50 esquiadores. Já Guilherme Grahn encerrou suas provas oficiais em 2016 com um Slalom Gigante em Fjaetervaalen no dia 17 de dezembro.
 
Lucão inspirado e superação de marcas pessoais na Europa - Após o cancelamento das provas de Ruhpolding (Alemanha), Lucas Lima e Victor Santos, dois promissores talentos da equipe de Cross Country, foram a Strbske Pleso (Eslováquia), onde disputaram três provas – duas de Sprint e um Distance – entre os últimos dias 16 e 18. Logo em sua primeira prova oficial no “velho continente”, Lucas Lima, que tem apenas 15 anos e é conhecido por Lucão pelos seus companheiros de equipe, alcançou a melhor marca brasileira em uma prova de Distance realizada em solo europeu, com 177,26 pontos válidos para a Federação Internacional de Ski (FIS), superou os 195,11 de Leandro Ribela em Rogla (Eslováquia) no dia 15 de fevereiro de 2013. Victor Santos, por sua vez, obteve o melhor resultado brasileiro de Sprint no estilo clássico, com 275.71 pontos, no dia 16 de dezembro.
 
“A prova foi muito interessante, consegui aplicar bem a técnica onde planejei. Nunca esperei que fosse obter um resultado tão legal com apenas 15 anos. Percebi que o resultado é total reflexo dos treinos, continuarei focando bastante na minha preparação”, pontuou Lima.
 
Junto a nova geração, Leandro Lutz, Fabrizio Bourguignon, Leandro Ribela e Mirlene Picin também estiveram nas pistas de Strbske Pleso. Se o balanço final para Picin foi bom, com a quebra de sua melhor marca pessoal no Sprint em provas na Europa, Lutz e Bourguignon também tiveram motivos para comemorar com a superação de suas melhores marcas pessoais não só no Sprint, mas também em provas Distance. Na semana anterior, exceto Ribela, as diferentes gerações também participaram de provas de Distance não-oficiais em Älvdalen (Suécia) e ganharam a companhia de Thomaz Moraes, promessa do Cross Country paralímpico na categoria Standing. Em Lapinlathi e Saukkovaara (Finlândia), Leila Mostaço também marcou presença em competições oficias nos dias 10, 11 e 16 de dezembro.
 
Recordes na IBU Cup Jr. - Passados os treinamentos em mais uma edição do IBU Training Camp, evento organizado pela International Biathlon Union (IBU) em Martell (Itália), o trio formado por Lucas Martins, Caio Moreira e Gabriela Neres participou das duas primeiras etapas da IBU Cup Jr. em Lenzerheide (Suíça) e Hochfilzen (Áustria) nos dias 10, 11 e 15 de dezembro.
 
Após participações tanto em provas de Individual quanto Sprint, Gabriela Neres e Caio Moreira fizeram história ao estabelecer novos recordes brasileiros Júnior de Sprint. Em Lenzerheide, no dia 11 de dezembro, Moreira havia atualizado a melhor marca júnior masculina do país com 34.37%. Apenas quatro dias depois, superou a si mesmo e obteve 31.91% em Hochfilzen. Gabriela Neres seguiu os mesmos passos e também inaugurou nova marca feminina. Em Lenzerheide, a atleta atingiu 30.36%. Na segunda etapa de Hochfilzen, 19.38%.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook