Seleção Juvenil Feminina faz preparação final para Mundial

Lígia Costa Maia da Silva tem boas expectativas / Foto: Divulgação / CBHb

Rio de Janeiro - A Seleção Juvenil Feminina de Handebol está definida para o Campeonato Mundial, de 20 de julho a 3 de agosto, na Macedônia. Como forma de preparação, as 16 convocadas se reúnem para mais uma fase de treinamento, desta quarta-feira (9) até o dia 17, no Sesi de Blumenau (SC). A etapa será fundamental, ainda, porque o grupo será o representante das Américas nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, na China, em agosto. 
 
Essa será a última fase de treinos antes das duas competições mais importantes do calendário da categoria. No Mundial, o Brasil espera melhorar a 12ª colocação da última edição, em 2012. Já nos Jogos Olímpicos da Juventude, a meta é mais ambiciosa: igualar ou melhorar o bronze das brasileiras em 2010. 
 
Por tudo isso, o técnico Alexandre Schneider destacou a importância dessa etapa. "Nós vamos afinar os aspectos técnicos e táticos que já estamos trabalhando, para que as meninas cheguem bem ao Mundial. Nossa meta é ficar entre os oito primeiros e sabemos que isso não será fácil, até porque estamos em uma chave forte, mas vamos buscar. Estamos nos preparando para representar o Brasil da melhor maneira possível. Depois do Mundial, seguiremos com 14 atletas para os Jogos Olímpicos da Juventude e queremos conquistar uma medalha. Estamos batalhando muito para isso", afirmou o treinador.
 
Segundo Schneider, a equipe passou por algumas mudanças em relação ao grupo que foi campeão do Pan-Americano, em abril. "Todas sabem que aquelas que estivessem em melhores condições, seriam escolhidas para representar o Brasil nas duas competições", apontou.
 
Aos 18 anos, Lígia Costa Maia da Silva é uma das convocadas. A atleta de 1,93m está muito feliz por representar o Brasil em dois eventos tão importantes. "A expectativa é que tudo dê certo para a gente, que possamos fazer um bom Mundial e, por mais que seja a primeira vez de muitas em um campeonato internacional, espero que possamos conquistar uma boa posição", destacou a armadora esquerda, nascida no Rio de Janeiro (RJ). 
 
No Mundial, o Brasil compõe a chave A, ao lado de Coreia, Holanda, Kazaquistão, Suécia e Tunísia, com sede na capital Escópia. Os quatro primeiros colocados passam para a próxima fase e enfrentam os quatro classificados da chave B, formada por Congo, Hungria, Japão, Noruega, Paraguai e Rússia. A chave C é composta por Alemanha, Argentina, Dinamarca, Macedônia, Romênia e Uzbequistão. Já o grupo D conta com Angola, China, Croácia, França, Montenegro e Portugal. 
 
Tabela (grupo A)
Horário de Brasília
 
Domingo (20)
10h: Brasil x Suécia
12h15: Coréia x Holanda
14h30: Kazaquistão x Tunísia
 
Segunda-feira (21)
10h: Brasil x Coréia
12h15: Tunísia x Suécia
14h30: Holanda x Kazaquistão 
 
Quarta-feira (23)
10h: Suécia x Holanda
12h15: Coréia x Kazaquistão
14h30: Brasil x Tunísia
 
Quinta-feira (24)
10h: Coréia x Tunísia
12h15: Kazaquistão x Suécia
14h30: Brasil x Holanda 
 
Sábado (26)
10h: Tunísia x Holanda
12h15: Brasil x Kazaquistão
14h30: Suécia x Coréia 
 
Segunda-feira (28)
Oitavas de final
 
Quarta-feira (30)
Quartas de final
 
Sexta-feira (1)
Semifinal
 
Domingo (3)
Final
 
Seleção Feminina Juvenil 
 
Goleiras: Flávia Lima Gabina (Copel/Unipar/Umuarama-PR) e Maitê de Lima Dias (Associação Osoriense-RS).
 
Armadoras: Anna Caroline Rodrigues de Arruda (Clube Esportivo Mauá-RJ), Bruna Aparecida Almeida de Paula (Sel/Fadenp/São José dos Campos-SP), Cecília do Nascimento Mousinho (Clube Português do Recife/Aeso-PE), Juliana Borges Lima (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS), Lígia Costa Maia da Silva (Apahand/UCS/Fátima Saúde-RS) e Mariane Cristina Oliveira Fernandes (Metodista/São Bernardo-SP).
 
Centrais: Bárbara Sanny Vasconcelos Ferreira (Colégio Evolutivo/Hand Clube-CE), Gabriela Romero Moraes (Esporte Clube Pinheiros-SP) e Talita Alves Carneiro (Supergasbrás/UNC/Concórdia-SC).
 
Pontas: Aline Mayumi Koeke Bednarski (Hebraica-SP), Ana Cláudia Bolzan e Silva (Associação Cariaciquense de Esportes-ES) e Ana Luiza Aguiar Camêlo Borba (Supergasbrás/UNC/Concórdia-SC).
 
Pivôs: Jéssica Louise Suzano Costa (FAB/Vila Olímpica/MJG Tubino-RJ) e Priscila Vitória de Oliveira Caetano (Abluhand/SC).
 
Comissão técnica
Técnico: Alexandre Schneider
Assiste técnico: Isaías Gomes de Oliveira
Auxiliar técnico: Camila Dionízio Ferraz
Preparador físico: Fausto Steinwandter
Fisioterapeuta: Nelson Lineu de Assis
Supervisora: Cláudia Pereira Sampaio Mota
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook