Brasil empatado com México para a final de dueto

Dueto Técnico: Giovana Stephan e Lorena Molinos / Foto: Satiro Sodré/CBDA

Barcelona - Brasil e México entraram empatados em 12º lugar com 83.300 pontos para disputar a final da prova de dueto técnico na noite deste domingo, 21/07. Neste Mundial, pela primeira vez serão 16 países finalistas nas provas de solo e dueto. Antes eram 12.
 
Não é de hoje que os dois países se enfrentam no nado sincronizado e o novo dueto brasileiro de Giovana Stephan e Lorena Molinos terá este desafio pela frente, com a dupla Blanca Plancarte e Nuria Garcia. A reserva do dueto brasileiro foi Luisa Borges. Giovana e Lorena desenvolveram rotina com o tema ‘Gótico’, com a música Stratosphere Serenade, do grupo sueco Diablo Swing Ochestra.
 
"Agora zera tudo. Nadaram bem, mas cometeram um erro em um elemento técnico que igualou a nota. Uma adiantou um pouco, a outra acelerou e toda a rotina pode ser mais "cravada", mais certinha. Mas nadaram com segurança e não morreram no final. Isso é muito importante. Elas competiram bem, sem estresse", explicou a técnica Maura Xavier.
 
Até os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, o México era a terceira força das Américas, pois Estados Unidos e Canadá sempre disputavam o pódio de ouro. A partir do final dos anos 90 as brasileiras passaram as mexicanas na pontuação das principais competições e tem se mantido como o terceiro país das três Américas na modalidade. Mesmo nos Jogos Pan-Americanos realizados na mexicana Guadalajara, a equipe brasileira conquistou o bronze tanto no dueto quanto na prova por equipe.
 
No primeiro pelotão a Rússia (97.000), como sempre, na ponta. Svetlana Kolesnichenko e Svetalana Romashina fizeram coreografia vigorosa e de alto nível técnico, para entusiasmo da plateia, ao som de Michael Jackson. As gêmeas chinesas Tingting Jiang e Wenwen Jiang usaram a Índia como referência para figurar no segundo lugar das eliminatórias, com 94,800 pontos.
 
Em tempo - As regras para o nado sincronizado no Mundial dos Esportes Aquáticos são diferentes das que regem os Jogos Olímpicos. No Mundial da Federação Internacional de Natação - FINA são realizadas as provas de solo, dueto, equipe e rotina combinada. Com exceção da rotina combinada, cada uma destas provas são divididas em rotina técnica e livre e cada uma destas fases ganha medalhas.
 
Nos Jogos Olímpicos acontecem as provas de dueto e equipe, as finalistas são definidas após a soma dos pontos das fases técnica e livre. As medalhas saem da disputa final, quando repetem suas coreografias de rotina livre.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook