Circuito Rei e Rainha do Mar abre a temporada 2016

Maior festival de esportes de praia do Brasil acontece no dia 13 de março, no Leblon e Arpoador, Zona Sul do Rio / Foto: Daniel Werneck

Rio de Janeiro - O Circuito Rei e Rainha do Mar está de volta e abre a temporada 2016 com muitas novidades, a começar pela nova identidade visual que comemora a 20ª etapa dos oito anos do maior festival de esportes de praia do Brasil.
 
O evento acontece no próximo domingo, dia 13 de março, nas praias do Leblon e do Arpoador, Zona Sul do Rio de Janeiro. O Rei e Rainha reunirá mais de 3.500 atletas, entre amadores e profissionais, que vão se aventurar em competições de corrida na areia, natação, beach biathlon e stand-up paddle.
 
Os apaixonados por natação no mar vão se dividir em três provas: a Sprint (1 km), a Classic (2 km) e Challenge (3,5 km), que tem largada no Arpoador e chegada no Leblon. Os amantes de corrida vão suar a camisa na Beach Run de 4km e também na mais nova prova do evento, a Sport Relief Mile 2016 – Beach Run, que possui um percurso de 2 km e tem parceria com o governo britânico. Já a difícil e emocionante prova Beach Biathlon, que reúne 1 km de natação com 2 km de corrida na areia, promete disputas bem acirradas. Completando a grande diversidade de opções do circuito, o stand-up paddle, ou SUP para os íntimos, terá provas três opções de distância: 2 km, 4 km (2 provas) e 8 km (2 provas).
 
De cara nova - Para comemorar a realização da sua 20ª etapa em oito anos de existência, o Circuito Rei e Rainha do Mar apresenta uma nova identidade visual, utilizando a presença de cores quentes e atreladas a um layout que se aproxima da arte urbana. O evento ganha um visual mais jovem e moderno, com mais ilustrações e com menos fotografias na comunicação, ficando ainda mais com a cara do Rio de Janeiro e com total sinergia com o clima de verão e prática de exercícios ao ar livre que a cidade possui.
 
As referências à Cidade Maravilhosa são claras, ressaltando as raízes cariocas, como na presença do Corcovado e nos braços abertos do Cristo Redentor. Estes elementos serão mutáveis, sempre procurando destacar uma beleza diferente da cidade, tanto nas próximas etapas que ocorrerão no Rio, quanto em cada uma das provas que ainda estão para ocorrer fora do estado, fazendo parte do Circuito Nacional.
 
Parceria com governo britânico - O reencontro do público com o Circuito Rei e Rainha do mar traz uma grande novidade: a Sport Relief Mile 2016 – Beach Run 2 km, que nasce a partir da inédita parceria entre o Instituto Faz Sport, realizadora do maior festival de esportes de praia do Brasil, e o Governo Britânico.
 
O Sport Relief é o maior evento britânico de arrecadação de fundos e acontece em diversas nações. A iniciativa busca ajudar pessoas não só do Reino Unido, mas também em outros países. A renda das inscrições para a Sport Relief Mile 2016 - Beach Run 2 km será revertida para cinco instituições: a Luta pela Paz, a Streey Child United, a ABC Trust, o Instituto Reação e a Fundação Gol de Letra.
 
De acordo com Pedro Rego Monteiro, Diretor do Faz Sport, a oportunidade de receber o Sport Relief Mile 2016 na vigésima etapa do Rei e Rainha do Mar é inspiradora: “Toda a nossa equipe tem uma preocupação de trazer novas ações de responsabilidade social e ambiental em todas as etapas do Rei e Rainha do Mar. Poder fazer parte do maior evento britânico de arrecadação de fundos, para nós, é motivo de muito orgulho. Vamos contribuir para que todos os participantes e atletas saiam com a sensação de dever cumprido, não só com a própria saúde, mas também com as doações que serão designadas às ONGs escolhidas e envolvidas”, afirma.
   
As organizações foram escolhidas pelo próprio Consulado Britânico no Rio de Janeiro. Além dessas cinco, outras ONGs são apoiadas pelo Rei e Rainha do Mar.
 
Responsabilidade social - Sempre preocupado com sua responsabilidade social, o Circuito Rei e Rainha do Mar segue realizando ações que beneficiam ONGs e instituições. Este ano, além da parceria com o governo britânico, o circuito contemplará a instituição Pró-Criança Cardíaca, que desde 2009 recebe 10% do valor arrecadado pelo evento com as inscrições dos participantes; o projeto Talentos em Corrida, que obtém inscrições gratuitas para seus atletas e também recebe doações de materiais e recursos financeiros para a manutenção da equipe de competição; a Associação Esportiva Talentos do Capão, que tem inscrições gratuitas para seus jovens atletas; o projeto Monique Azevedo, que ajuda crianças e adolescentes com inscrições gratuitas para o Rei e Rainha do Mar; o projetos Golfinhos da Baixada, que também recebe inscrições gratuitas e materiais esportivos.
 
O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Marco Antônio Cabral, o Consul Geral do Reino Unido, Jonathan Dunn, e representantes dos projetos estarão presentes no Rei e Rainha do Mar deste domingo para participarem de uma cerimônia em homenagem aos onze projetos sociais beneficiados pela pelo evento. A homenagem começa pontualmente às 12h30.
 
Movimento amo mar - Com a preocupação de preservar e cuidar das areias e do mar do Rio de Janeiro, seu “habitat natural”, o Circuito Rei e Rainha do Mar lança este ano o Movimento Amo Mar, uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade socioambiental com as praias. O projeto tem como porta-voz o ex-nadador Luiz Lima e propõe uma praia limpa e um mar sem lixo. A primeira ativação do movimento será na primeira edição do circuito em 2016, no domingo, dia 13 de março.
 
O Amo Mar ganha força graças às parcerias com outros movimentos, como o Rio Eu Amo Eu Cuido, que programou algumas ações para o dia do evento. A parceria vai distribuir bags (sacos de papel), que servirão como depósitos de lixos para os banhistas, além de portas-guimba, uma vez que a bituca de cigarro é um dos grandes vilões da areia. Já a Strawplast, maior fabricante de canudos de plástico do país, também se juntou ao movimento e vai financiar catadores de microlixo durante o Rei e Rainha do Mar, nas areias do Leblon e Arpoador.
 
A ação, além de inédita no evento, também é muito rara nas praias cariocas. O Movimento Lixo Zero, parceiro da Comlurb, também uniu suas forças ao AMO MAR e ao Rei e Rainha do Mar: eles, que operam a Usina de Reciclagem do Caju, são a garantia de que os resíduos coletados terão um destino correto. Além das parcerias, o movimento contará com voluntários no recolhimento do lixo nas praias. Os banhistas presentes no evento estão convidados a participar.
 
Transmissão da etapa ao vivo - A primeira edição de 2016 do Rei e Rainha do Mar terá mais uma novidade: transmissão ao vivo via internet. Isso será possível por conta da parceria com o site SurfConnect. Desde dezembro do ano passado, o SurfConnect lançou uma nova plataforma com muito mais funcionalidades, que agora conta com 11 câmeras que transmitem as condições de várias praias do Rio de Janeiro ao vivo. Atualmente, a rede de câmeras vai do Leme ao Pontal.
 
www.surfconnect.com.br
Assista através dos links: 
http://www.surfconnect.com.br/arpoador/
http://www.surfconnect.com.br/leblon/
 
Cronograma das provas:
 
Sport Relief Mile 2016 – Beach Run 2km (em parceria com o Governo Britânico): 7h
Beach Run 4 km: 7h
Beach Biathlon (1km de natação no mar + 2km de corrida na areia): 7h30
Sprint (1km de natação no mar): 8h30
Classic (2km de natação no mar): 9h
Challenge (3,5km de natação no mar): 10h
SUP (2km, 4km e 8km de stand-up paddle): a partir de 12h
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook