Parelheiros recebe mais de mil atletas na sexta etapa do Circuito Popular

Marcelo José da Silva / Foto: Ronaldo Milagres / ZDLSão Paulo (SP) - Mais de mil atletas participaram da 6ª etapa do Circuito Popular de Corridas de Rua, em Parelheiros, na zona Sul da capital paulista. Os vencedores dos 5 quilômetros foram Marcelo José da Silva (15min44) no masculino e Claudiana dos Santos (19min49) no feminino. Além deles, os outros dois integrantes do pódio obtiveram vaga para integrar o Pelotão C da Maratona de São Paulo, que será disputada no dia 19 de junho.

Apesar da distância em relação ao centro de São Paulo e da chuva, na manhã deste domingo, os competidores aprovaram o percurso seletivo com subidas, ruas de terra e de pedra. A prova contou com corredores de várias regiões como Diadema, Taboão da Serra, Capão Redondo e Itapecirica da Serra. A maioria dos competidores teve que acordar mais cedo do que o previsto para chegar a Parelheiros, localizada a 40 quilômetros do marco zero de São Paulo.

"Saímos do Capão Redondo antes da 5h da manhã com dois onibus e 92 atletas. Por ser gratuito, é um evento que conseguimos colocar quase 90% dos nossos atletas do projeto social. Isso integra o cidadão e ajuda a fomentar o esporte, proporcionando o surgimento de novos talentos da corrida na periferia", contou Neide Santos, coordenadora projeto Vida Corrida, que atinge mais de 300 alunos da comunidade carente do Capão Redondo.

A feirante Edinalva da Silva Nunes, segunda colocada na corrida deste domingo, aprova a ideia das corridas populares a custo zero. "É ótimo correr em alto nível, principalmente numa prova de graça. É tudo muito bem organizado. Vou correr em todas que puder", afirmou a atleta de 47 anos.

Atingir o público distante dos locais padrão de provas como a USP, é o objetivo da organização. De Parelheiros até a Cidade Universitária são cerca de 40 quilômetros de distância. "Atendemos nove milhões de pessoas com o Circuito Popular de Corridas de Rua. O nosso lema é atender o atleta que mora em centros afastados das grandes provas. Outro detalhe interessante é que a região, quase sempre muito carente, vive a competição", revelou Solange Menzel, supervisora da secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo.

Amiga de Giomar Pereira sobra no feminino - A baiana Claudiana dos Santos , de 29 anos, correu a prova em 19:49, quase um minuto de vantagem em relação à vice-campeã Edinalva Nunes. A atleta, natural de Jacobina (BA), mora em São Paulo desde março e tem como inspiração e companheiro de treinos Giomar Pereira da Silva, um dos melhores corredores do Brasil e seu conterrâneo. "O Giomar é ídolo na nossa cidade e quero ser igual a ele. Por enquanto, vou me especializar em provas curtas como 5 e 10k", apontou Claudiana, que pretende vencer os 10k da Maratona de São Paulo.

No masculino, o medalha de ouro em Parelheiros foi Marcelo José da Silva. O atleta da equipe Luasa de Taboão da Serra quer usar a classificação para a elite C da Maratona de São Paulo para surpreender e liderar a prova por, pelo menos, 20 quilômetros. "Em 2007, eu fui o líder da prova, mas aí não deu para seguir o ritmo. Sou especialista em provas até 21k. Dessa vez, em junho, quero forçar ainda mais e obrigar os brasileiros e africanos a apertar o passo", ressaltou Marcelo.

Além dos atletas que compuseram o pódio da prova, os 50 mais bem colocados, no masculino e no feminino, também garantiram presença na corrida de 10k da Maratona de São Paulo.

As próximas corridas do Circuito Popular também darão vagas na Maratona de São Paulo, todas em maio: etapa de Guaianazes, dia 8; Butantã, dia 15 e Freguesia do Ó, dia 29.

Resultado dos 5k em Parelheiros

Masculino

1º Marcelo José da Silva (15min44)
2º Aleudo dos Santos (15min58)
3º José Rodrigues Júnior (16min03)

Feminino
1ª Claudiana dos Santos (19min49)
2ª Edinalva da Silva Nunes (20min39)
3ª Elineia de Aquino (21min24)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook