Grã-Bretanha, China e Alemanha garantem vaga olímpica no hóquei sobre grama
Rio de Janeiro - Os países asiáticos e europeus estão com tudo na classificação do hóquei sobre grama feminino para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Grã-Bretanha, China e Alemanha foram as três melhores seleções da primeira semifinal da Liga Mundial, disputada em Valência, na Espanha, e carimbaram o passaporte para o Rio de Janeiro, juntando-se à campeã asiática Coreia do Sul, que fecha a lista de quatro países garantidos na disputa Olímpica para mulheres do esporte até agora.
Na Liga Mundial, 20 países são distribuídos em duas semifinais, com dez nações cada – as três melhores seleções de cada semifinal garantem vaga para os Jogos Rio 2016. Nesta primeira semifinal feminina, a Grã-Bretanha sagrou-se campeã ao derrotar a China por 2 a 0, mas ambas as finalistas estão garantidas nos Jogos Olímpicos. Na disputa pela terceira colocação e última vaga Olímpica em jogo, a Alemanha derrotou a Argentina por 3 a 1 na disputa de shoot-outs (espécie de pênalti com a bola rolando) após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar - a goleira Kristina Reynolds tornou-se a heroína da partida.
"Nossa equipe jogou muito unida. Nós queríamos muito a vaga e lutamos até o fim por ela. Eu definitivamente odeio shoot-outs. Minhas pernas chegam a ficar fracas e tudo, mas eu sei que preciso agarrar a bola pelo meu time. Minhas companheiras são muito boas nas cobranças, sei que vão converter, e isso me deixa muito mais segura. Garantir a vaga para o Rio 2016 era o mais importante, e nós conseguimos!", comemorou Reynolds.
No último fim de semana (13 e 14), Alemanha, Argentina e Holanda confirmaram a vaga Olímpica na primeira semifinal do torneio masculino, disputada em Buenos Aires. As últimas semifinais feminina e masculina acontecem simultaneamente desde o dia 20 de junho até 5 de julho, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, e classificarão outros seis países: três no masculino e três no feminino. Como a seleção feminina do Brasil não se credenciou a utilizar a vaga destinada ao país-sede (leia abaixo), uma sétima vaga para as mulheres será definida pela Liga Mundial e ficará com o país que obtiver o sétimo melhor resultado no torneio.
Todas as 24 seleções classificadas (12 no masculino e 12 no feminino) para a disputa do hóquei sobre grama dos Jogos Olímpicos Rio 2016 serão conhecidas ainda em 2015. Já têm vaga assegurada os campeões asiáticos: Índia, no masculino, e Coreia do Sul, no feminino. Além dos classificados que serão definidos pela Liga Mundial (seis no masculino e sete no feminino), outros quatro campeões continentais (Américas, Europa, África e Oceania) também se crendenciarão a disputar os Jogos Rio 2016. Caso os países que já tenham garantido vaga pela Liga Mundial também se classifiquem como campeões continentais, a vaga restante será realocada dentro da classificação da Liga Mundial, sendo destinada ao país de melhor desempenho que ainda não tiver se credenciado para disputar os Jogos Olímpicos.
Como país-sede, o Brasil tinha duas vagas reservadas no esporte, uma para os homens e outra para as mulheres – mas precisaria alcançar um critério de desempenho estabelecido pela Federação Internacional do esporte para disputar os Jogos Olímpicos. A seleção feminina, que não conseguiu finalizar o ano de 2014 entre as 40 melhores do ranking mundial, poderia ter assegurado a vaga caso ocupasse pelo menos a sétima colocação nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 – mas não conseguiu se classificar para a disputa do torneio, que valerá como torneio qualificatório continental das Américas e, portanto, está fora dos Jogos Olímpicos.
A masculina, que não conseguiu terminar o ano de 2014 entre as 30 melhores do mundo, disputará os Jogos Pan-Americanos e precisa figurar entre as seis melhores do torneio para garantir vaga nos Jogos Rio 2016. Caso não consiga, a vaga será transferida para o sétimo melhor colocado na Liga Mundial, assim como aconteceu no feminino.
Veja Também: