Vídeo de ginastas expõe racismo com campeão da Copa do Mundo

Angelo Assumpção / Foto: Ricardo Bufolin / CBG

Rio de Janeiro - Um vídeo envolvendo um grupo de ginastas brasileiros, publicado na conta do atleta da seleção, Arthur Nory, no aplicativo Snapchat, gerou muita polêmica nas redes sociais. As imagens mostram o grupo fazendo piadas racistas com o único negro da equipe nacional, Angelo Assumpção, recentemente campeão da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de ginástica artística. 

"Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca... Quando ele estraga é de que cor?", pergunta Nory, rindo antes da resposta dos colegos: "Preto!". "O saquinho do supermercado é branco... E o do lixo? É preto", continuam os atletas. 

Angelo, neste momento, ficou claramente constrangido e não parece ter aceitado o pedido de desculpas do grupo, exibido em outro trecho do vídeo. 

Nory, após a repercussão negativa do vídeo, veio a público pedir desculpas. Primeiro, em vídeo publicado no Instagram, em que ele e outros atletas falam. "Gostaríamos aqui publicamente de pedir uma sincera desculpa ao nosso amigo Angelo Assumpção", diz Nory. 

Para o atleta Fellipe Arakawa, tudo se deu porque as pessoas "entenderam errado" e não porque as piadas teriam sido racistas propriamente. Nory ainda escreveu um texto se desculpando. 

"Exageramos e passamos dos limites. O dia a dia quem está presente sabe como é. Está repercutindo de uma forma negativa pra ter matérias. Aqui todo mundo gosta de todo mundo e sabe o que passamos. Por favor não entendam mal!", pediu Nory. 

O vídeo foi gravado em Portugal, onde a seleção brasileira se prepara para a etapa de Anadia da Copa do Mundo, que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de maio e também para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, no Canadá. 

O vídeo publicado pelo jornal O Globo pode ser conferido na página do veículo, clicando aqui

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook