Esquiadores baianos disputam prova de esqui alpino na Europa

 Esmeralda e Nathan Alborghetti se preparam para três importantes competições de esqui alpino / Foto:Divulgação

Salvador - O que dois adolescentes nascidos em Salvador poderiam estar fazendo agora, em pleno verão brasileiro? No caso dos irmãos Esmeralda e Nathan Alborghetti, a resposta é: esquiando e representando o país em competições no exterior. E o mais curioso é que eles garantem que adoram quando as temperaturas estão próximas de zero grau. 
 
O período escolar na Itália, onde eles vivem, não está em recesso de férias como acontece nessa época no Brasil, mas mesmo assim os irmãos esquiadores conseguem conciliar as atividades e treinar intensamente para as competições infanto-juvenis, que começam esse mês e são realizadas até abril no hemisfério Norte.
 
Esmeralda tem 14 anos de idade e descobriu seu amor pela neve e seu talento para o esqui alpino muito cedo. Quando tinha pouco mais de seis anos, seus pais decidiram morar na Itália e tanto ela quanto o irmão Nathan, um ano mais novo, foram apresentados ao esporte. Desde então, nunca mais ficaram longe das pistas de esqui.
 
“Eles se apaixonaram pela neve e pelo esporte logo no primeiro contato, até choravam para ir embora. E em pouco tempo pudemos observar o talento que eles tinham para descer as montanhas geladas. Nas primeiras competições já deixavam pra trás atletas que tinham mais experiência que eles, por isso, decidimos juntos que o esqui alpino seria mais que uma brincadeira”, comenta o pai dos esquiadores, Marco Alborghetti.
 
No inverno de 2010, Esmeralda – então com 12 anos, fez sua estreia em competições internacionais e logo garantiu resultados expressivos. Em 2011, reforçou seu excelente desempenho no esqui alpino e participou de provas muito disputadas por jovens esquiadores na Europa: Borrufa em Andorra, Bursa Uludag na Turquia, Topolino na Italia, Poka Loka na Slovênia e Lascara na França. Na ocasião, Esmeralda ganhou uma medalha de bronze no Trofeu Borrufa e uma medalha de prata no FIS Children CUP na Turquia. 
 
Assim como a irmã, Nathan também demonstrou forte talento para o esporte ainda pequeno e aos sete anos fez sua estreia em competições locais. Em constante e intensa evolução, o atleta baiano registrou ótimos resultados no último inverno na Europa: ganhou duas medalhas de bronze nas competições de Super G (prova de extrema velocidade) e Super Combinado (prova que exige muita velocidade e técnica) durante o Trofeu Borrufa 2012, em Andorra. 
 
Considerado um dos mais importantes eventos do circuito mundial para a categoria infanto-juvenil, o Trofeo Borrufa reúne cerca de 300 atletas de 11 a 14 anos de mais de 30 países. Esse ano, o evento será realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro e os irmãos Alborghetti estarão presentes. 
 
No mês de março, Nathan e Esmeralda representarão o Brasil em outras duas competições: O Trofeo Topolino Sci, em Folgaria e o Pinocchio em Abetone, ambos na Itália.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook