Construção da nova pista de Canoagem Velocidade segue em ritmo acelerado no Mato Grosso

 O local também está confirmado para receber em dezembro o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011, data oficial de inauguração da pista. / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - A cidade de Primavera do Leste, no Mato Grosso, reconhecida nos últimos anos frente ao trabalho com a Canoagem Slalom, terá em breve outra grande novidade para o esporte: a construção de uma pista para a Canoagem Velocidade, a primeira projetada especialmente para a prática da modalidade no Brasil. O local também está confirmado para receber em dezembro o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade 2011, data oficial de inauguração da pista.

Segundo o 1º vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem e presidente da Federação de Canoagem do Estado do Mato Grosso, Darci Oberdan de Souza, a oportunidade da construção da pista veio por meio do projeto de Primavera do Leste em construir um Parque Ecológico com dois grandes lagos na cidade. Vendo a possibilidade de se construir uma pista olímpica de Canoagem Velocidade no local ele buscou junto à prefeitura o remanejamento do projeto, unindo os dois lagos e construindo a pista já pensando em 2016, ano que o país receberá os Jogos Olímpicos.

“O prefeito acredita muito no potencial da cidade para a canoagem e é um grande apoiador deste projeto. Tenho certeza que Primavera do Leste se tornará um dos grandes pólos de desenvolvimento da canoagem no país e trará muito orgulho para nossa gente”, comentou Oberdan.

A pista atende todas as exigências da Federação Internacional de Canoagem e certamente colocará definitivamente a cidade de Primavera do Leste no roteiro dos principais eventos de canoagem no Brasil e América Latina. A pista tem um comprimento de 1.100 metros e largura de 100 metros, além da construção da ilha de apuração de prova e retorno de embarcações. A estrutura também irá abrigar um barracão para abrigar as embarcações, sala de apuração, escritório, academia e uma torre de chegada.

“Tudo está sendo feito com o maior cuidado possível e buscando atender todas as exigências de uma pista de alto nível. Esperamos, agora, também ajudar no desenvolvimento da Canoagem Velocidade e no objetivo de revelar um futuro campeão olímpico na modalidade”, destacou Oberdan.

Atualmente a cidade possui uma escola de canoagem com 30 atletas, mas já para o final de fevereiro haverá a oficialização do Núcleo de Canoagem de Primavera do Leste, baseada no programa Selo de Qualidade CBCa, onde abrigarão mais 80 crianças no projeto. Com a construção da pista a estimativa é de haver pelo menos 150 crianças praticando canoagem na cidade.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook