Morre aos 80 anos, um dos principais nomes da história do ciclismo brasileiro

Um dos principais nomes da história do ciclismo, Anésio Argenton, aos 80 anos, não resistiu às complicações pós-cirúrgicas e morreu na noite desta segunda-feira, em Araraquara / Foto: Divulgação Araraquara - Um dos principais nomes da história do ciclismo, Anésio Argenton não resistiu às complicações pós-cirúrgicas e morreu na noite desta segunda-feira, em Araraquara, aos 80 anos. Anésio, conquistou títulos marcantes na década de 50 e 60, driblando todas as dificuldades de sua época.

No dia 17 de setembro, o ex-ciclista fez uma cirurgia para a retirada de um tumor intestinal, doença que lutava há oito anos. Anésio estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de São Paulo desde a última quinta-feira. No final de semana seu estado de saúde piorou. Na noite desta segunda-feira, 3 de outubro, não resistiu às complicações pós-cirúrgicas.

Anésio Argenton, foi tetracampeão brasileiro, tricampeão Sul-americano contra relógio, além de ser foi o único ciclista brasileiro que conquistou uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos, no ano de 1959, em Chicago. Teve duas participações em Jogos Olímpicos. Nas Olimpíadas de 1956 em Melbourne, o ciclista brasileiro conquistou a sétima colocação na prova de velocidade. Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Roma, conquistou o quinto lugar nas provas de velocidade e sexto na prova de 1000 metros contra o relógio. Argenton, afastou-se do ciclismo nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1967.

Apaixonado pelo ciclismo desde a infância, tornou-se um ícone do esporte mundial, por sempre driblar todas as dificuldades para fazer o gostava. Nas conquistas internacionais, a tecnologia e o peso das bicicletas de seus adversários eram muito melhores que seus equipamentos, além de ir para os campeonatos sem técnico e sem preparador físico. A revista Época, em uma matéria sobre as Olimpíadas de Atlanta em 1996, considerou Anésio Argenton com um dos 100 maiores atletas do século XX.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook