15 alimentos para turbinar os treinos

Nutricionista Roberta Lima, integrante do Time Maratona do Rio, indica 15 alimentos para quem quer tirar o máximo proveito dos treinos para a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O início do ano passou, e é hora de treinar de verdade, pois a Maratona da Cidade do Rio de Janeiro se aproxima. Muitos de nós têm dúvidas em relação ao que comer no pré-treino, ou acabam menosprezando a importância dessa refeição, e não aproveitando ao máximo seu potencial nos treinos.
 
É por isso que a nutricionista Roberta Lima, membro do Time Maratona do Rio, assina o nosso conteúdo de hoje. Siga as dicas, escolha bem o que comer e voe baixo nos treinos
 
“Alimentar-se de forma adequada é fundamental para garantir um bom desempenho durante os treinos de corrida. Os alimentos são os responsáveis pelo aporte de energia necessária aos treinos e também pela recuperação muscular adequada. Para ajudá-los, segue uma lista com os alimentos que não podem faltar no cardápio de um corredor. Qual você irá consumir, depende do horário do treino, da sensibilidade e da necessidade individual", explica Roberta.
 
Carioca e praticante de corridas de rua, é a nutricionista da seleção olímpica de judô desde 2003. Esteve na comissão técnica nos Jogos de Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. Tem vasta experiência com o esporte de alto rendimento.
 
1 - Água
Cerca de 70% do corpo humano é constituído por ela. A bebida é fundamental para a entrada de nutrientes nas células, a manutenção da temperatura corporal e a realização de praticamente todas as funções do corpo.
 
2 - Arroz integral
Fonte de carboidratos (principal combustível do corpo durante a corrida), o cereal fornece fibras que ajudam a regular o intestino.
 
3 - Macarrão
Similar ao arroz, tem grande concentração de carboidratos (78% em sua composição) de rápida absorção que irão fornecer energia para o treino. É um alimento fácil de ser preparado e encontrado em qualquer lugar do mundo, mas cuidado com o molho! Evite os gordurosos e prefira os de tomate simples, com azeite de oliva e manjericão para ganhar mais nutrientes e antioxidantes.
 
4 - Batata doce
Excelente fonte de energia, fácil de ser consumida em qualquer horário e de diversas formas. Rica em carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico e com baixa quantidade de gordura.  Contém  vitamina A, que é importante para o sistema imunológico, vitamina C e do complexo B ( principalmente B6), além de ferro, potássio, cálcio e fósforo.
 
5 -  Aveia
É fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, rica em proteínas e fibras É uma excelente opção para aqueles que têm dificuldade em se alimentar antes de correr, pois pequenas porções são capazes de fornecer um boa quantidade de carboidratos. Além disso, é rica em vitaminas do complexo B, que participam do processo de produção de energia no corpo. Se tiver sensibilidade a fibras antes dos treinos, prefira os flocos de aveia.
 
6 - Cereal de milho
Os cereais são uma alternativa ao pão quando a refeição pré-treino é o café da manhã.
Importante: evite as versões que já vem com açúcar. Aos intolerantes à lactose, cuidado ao combinar com leite ou iogurte. Uma opção é comê-los com banana para garantir uma boa dose de energia e potássio.
 
7 - Banana
 Rica em carboidratos (24%), é uma das frutas preferidas de quem pratica esporte. Tem boa quantidade de potássio,vitamina B6 e magnésio.
 
8 - Beterraba
A grande vantagem do alimento para os corredores é que ela é ótima fonte de nitrato. A substância é utilizada pelo organismo para a produção de óxido nítrico, um potente vasodilatador (melhora o fluxo sanguíneo e faz com que mais nutrientes e oxigênio cheguem aos músculos durante o treino).
 
9 - Chá-verde
A bebida é rica em flavonoides e catequinas, que possuem poderes antioxidantes e anti-inflamatórias. Elas combatem os radicais livres e minimizam dores musculares. O chá-verde também contém alto teor de cafeína. A substância estimula o sistema nervoso central e deixa seu corpo em estado de alerta. Isso melhora o desempenho na atividade física e inibe a sensação de cansaço.
 
10 - Sementes oleaginosas
Fornecem selênio e vitamina E, dois poderosos antioxidantes. Eles combatem os radicais livres produzidos durante a corrida e ajudam a minimizar a fadiga e o envelhecimento precoce. Esse grupo de alimentos também contém gorduras insaturadas, que além serem fonte de energia possuem propriedades anti-inflamatórias e aceleram a recuperação pós-treino.
 
11 - Azeite extra-virgem
Tem gorduras monoinsaturados, que ajudam a prevenir doenças do coração e contribuem com a manutenção do peso corporal. Fonte de compostos bioativos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
 
12 - Ovo
Possui proteínas de alto valor biológico e fornece todos os aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo nosso organismo) para a recuperação das fibras musculares após o exercício. Também tem vitamina B12, importante para a regeneração muscular.
 
13 - Brócolis 
O vegetal é rico em vitamina C. O nutriente fortalece o sistema imunológico e combate radicais livres produzidos durante a corrida. Também é  rico em vitamina B, A, K e minerais como cálcio, ferro, zinco e sódio.
 
14 - Peixes ricos em omega-3
Salmão, sardinha, anchova e atum são ricos em ômega-3, uma gordura insaturada que protege o coração, os vasos, o cérebro e tem efeito anti-inflamatório, ajudando o corpo a se recuperar mais facilmente entre as sessões de treino.
 
15 - Frutas vermelhas
Morango, amora, mirtilo, framboesa e outras. São ricos em vitaminas, minerais e fitonutrientes que promovem a saúde.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook