Brasil na prova olímpica de trampolim de 3m masculino

Ian Matos   / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDAIan Matos / Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Rio de Janeiro - O terceiro dia da Copa do Mundo FINA de Saltos Ornamentais, válida como seletiva e evento teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começou neste domingo, 21/02, com uma excelente notícia para o Brasil: César Castro se classificou em 16º lugar para a semifinal do trampolim de 3 metros individual e assegurou presença brasileira na prova em agosto.
 
César somou 400,25 e conseguiu figurar entre os 18 semifinalistas que, caso não estivessem entre os 12 que chegaram à final do último Mundial dos Esportes Aquáticos, em agosto, em Kazan, na Rússia, conseguiriam vaga para o seu país.
 
"A vaga é do Brasil. Aqui foi o sufoco. Agora é saltar melhor na semifinal para garantir a pontuação, que são 410 pontos, para que eu esteja dentro. O nível de estresse dessa prova é bem alto e a gente acaba até fazendo um filme de tudo o que passou até chegar aqui. Na Rússia não deu por pouco e quando a gente não consegue por pouco às vezes vai engasgando. Vou descansar para amanhã voltar melhor ainda, tirar aquele peso da preliminar, saltar com mais confiança e, se tudo der certo, pegar a final. É muito bom saltar com torcida pro Brasil. Tive essa experiência no Pan de 2007 e é muito bom. É especial", disse.
 
No Mundial de Kazan, os 12 países finalistas carimbaram a participação olímpica na prova. César chegou em 14º lugar, com 430 pontos, e, a princípio chegou a ser anunciado como dono da 12ª vaga em função da exclusão de lugares ocupados por vencedores continentais, que pela regra também estão automaticamente classificados. No entanto, isto não se confirmou e ele precisaria figurar entre os 18 semifinalistas da Copa do Mundo.
 
"É difícil alguém tirar a vaga dele. Ele conquistou com muita garra. É claro que a vaga é do Brasil, mas o César é o melhor atleta do Brasil e tenho certeza que 99% centro essa vaga é dele. Ele tem uma prioridade por ter conquistado aqui. Tem uma pontuação que ele pode obter e já fechar o assunto, 410 pontos, mas se isso não acontecer ele pode ir até o Troféu Brasil (19 a 22 de maio) e para alguém tirá-lo teria que alcançar 420 pontos. O primeiro número, 410, baseamos no índice interno que estipulamos na CBDA. Os 420 foram calculados em cima da pontuação dele, ou seja, 5% acima da pontuação dele", explicou Ricardo Moreira, superintendente técnico da Confederação Brasileira.
 
Outro brasileiro na disputa, Ian Matos, somou 343 pontos e terminou na 39ª posição. Iam destacou o nível de estresse da competição. "Eu errei no meu quinto salto a mesma coisa que errei no sincronizado. Tenho que ver se é algo técnico ou se é um bloqueio meio com o salto, uma questão de confiança. Essa é uma competição muito tensa. Teve medalhista olímpico errando salto e tirando pontuação muito baixa (O chinês Chao He errou o penúltimo salto ficando com média 4.0 de nota). Em competições assim não se pode errar nada, pois qualquer pequena falha tira você das posições de classificação sem condições de retornar. Foi bom pra gente ver que todo mundo comete erro e está dentro quem errar menos", disse.
 
A semifinal do trampolim de 3 metros masculino acontecerá na segunda—feira, 22/02, com início previsto para as 16h15. O dia tamém terá Luana Lira e Juliana Veloso nas eliminatórias individuais dos 3 metros feminino. A Copa do Mundo FINA de Saltos Ornamentais termina na quarta—feira, 24/02.
 
Programação
 
2ª feira - 22/2
10h às 14h - Eliminatória Trampolim 3m Fem
16h às 18h - Semifinal Trampolim 3m Masc (18 atletas)
20h às 21h30 - Final Trampolim 3m Masc (12 atletas)
 
3ª feira - 23/2
10h às 14h - Eliminatórias Plataforma Masc
16h às 18h - Semifinal Trampolim 3m Fem (18 atletas)
20h às 21h30 - Final Trampolim 3m Fem (12 atletas)
 
4ª feira - 24/2
10h às 12h - Semifinal Plataforma Masc (18 atletas)
14h às 15h30 - Final Plataforma Masc (12 atletas)
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook