Fernanda Alvarenga é uma das promessas de medalha para o Brasil no Pan de Guadalajara

No que depender da brasiliense Fernanda Alvarenga, em 2011 o País pode esperar mais títulos / Foto: Satiro Sodré/AGIFSão Paulo - No Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, a delegação brasileira de natação marcou sua melhor campanha na história dos Jogos, conquistando 25 pódios – dez ouros, seis pratas e nove bronzes. No que depender da brasiliense Fernanda Alvarenga, em 2011 o País pode esperar mais títulos.

A nadadora, uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, está entre os 40 atletas convocados para representar o Brasil nas piscinas de Guadalajara.

Esta não será a primeira participação de Fernanda em Jogos Pan-Americanos. Na edição de 2007, ela fez sua estreia na competição, conquistando o bronze nos 4x100m medley e o nono lugar nos 200m costas, prova na qual representará o Brasil neste ano. Recentemente, Fernanda também conquistou o segundo e o terceiro lugar nos 200 e 100 metros costas do Troféu José Finkel de Natação, uma das maiores competições nacionais da modalidade. “Consegui minhas melhores marcas no Finkel. Os resultados me animaram bastante e estou indo para o Pan com condições de disputar a medalha”, afirma Fernanda.

Para garantir um bom resultado no México, a nadadora intensificou sua rotina de treinos. “Pratico de segunda a sábado, algumas vezes de manhã e de tarde. Além disso, quatro vezes por semana também faço uma rotina de preparação física”, explica.

A atleta, que participa de competições desde os 12 anos, começou a receber o auxílio do Bolsa-Atleta este ano e afirma que o benefício é uma importante ajuda para manter seus gastos com o esporte. “Ele me ajuda principalmente na compra de maiôs para competição, já que em provas de alto rendimento a durabilidade deles é pouca. Estou juntando o dinheiro do Bolsa-Atleta para comprar os maiôs que usarei no Pan”, diz ela.

Convocados - As bolsistas Etiene Pires, Larissa Cieslak e Michelle Lenhardt também foram convocadas para a competição no México. As nadadoras Ana Carolina Araújo Santos, Carolina Mussi, Daiene Dias, Daynara Paula, Fabiola Molina, Flavia Cazziolato, Gabriella Rocha, Gabriella Silva, Gracielle Herman, Jessica Cavalheiro, Joanna Maranhão, Manuela Lyrio, Michelle Schmidt, Sarah Correa, Tatiana Lemos, Tatiane Sakemi e Thammy Ventorin completam a seleção feminina nos Jogos.

No masculino, o Brasil será representado pelo bolsista Giuliano Rocco e por André Schultz, Bruno Fratus, Cesar Cielo Filho, Diogo Yabe, Felipe França, Felipe Lima, Gabriel Mangabeira, Guilherme Guido, Henrique Rodrigues, Kaio Almeida, Leonardo de Deus, Lucas Kanieski, Luis Rogério Arapiraca, Marcos Macedo, Nicolas Oliveira, Rodrigo Castro, Tales Cerdeira e Thiago Pereira.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook