Qualificados para o Rio 2016 são atração no Troféu Brasil Caixa

Campeonato será disputado em São Bernardo e reunirá os principais nomes do Atletismo do País / Fotos: Wagner Carmo/CBAtCampeonato será disputado em São Bernardo e reunirá os principais nomes do Atletismo do País / Fotos: Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - A Seleção Brasileira de Atletismo tem até agora 40 atletas qualificados e nove oficialmente convocados para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão realizados em agosto. Destes, nada menos do que 42 estão inscritos no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado desta quarta-feira (dia 30) a domingo (dia 03), na Arena Caixa, na cidade de São Bernardo do Campo (SP).
 
Além dos cinco que não foram inscritos pelos clubes - Jonathan Riekmann (50 km marcha), Marilson Gomes dos Santos, Paulo Roberto de Paula, Marily dos Santos e Graciete Moreira Santana (maratona), não participarão as velocistas Ana Cláudia Lemos, cumprindo suspensão e sem clube, e Franciela Krasucki (Pinheiros), que se recupera de uma lesão muscular.
 
"Voltei aos treinos há uma semana e estou muito feliz e confiante. Mas não estou liberada pelos médicos para competir ainda pelo risco de voltar a sentir a contusão neste momento", disse a atleta, dos 100, 200 e 4x100 m.
 
Estrelas não faltarão, porém, na Arena Caixa, nos quatro dias de competição. Dos convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo, estarão em ação Solonei Rocha da Silva (Orcampi/Unimed), da maratona, nos 10.000 m, e Mário José dos Santos Junior (BM&FBovespa), dos 50 km nos 20 km marcha, no masculino. Já Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros), convocada para a maratona, correrá os 5.000 e os 10.000 m.
 
Outro convocado para os 50 km marcha é Caio Bonfim (CASO), que, na verdade, crava suas fichas nos 20 km, prova em que tem os melhores resultados no Ranking Mundial da IAAF.
 
Os outros, sem dúvida, lutarão por medalhas em São Bernardo. Destaques como Lutimar Paes (BM&FBovespa), nos 800 m, Thiago Braz (Orcampi/Unimed), no salto com vara, Talles Silva (Pinheiros), no salto em altura, Altobeli Silva (ASA São Bernardo), nos 3.000 m obstáculos, Mahau Suguimati (GR Barueri), nos 400 m com barreiras, Fabiana Murer (BM&FBovespa), no salto com vara, Rosangela Santos (Pinheiros), nos 100 e 200 m, e Erica Rocha de Sena (Orcampi/Unimed), nos 20 km marcha), entre muitos outros.
 
O Troféu Brasil Caixa será a última oportunidade de os atletas conseguirem índices olímpicos. A competição fechará o prazo de referência do Ranking Brasileiro para efeito de convocação dos revezamentos 4x100 e 4x400 m no masculino e feminino, provas em que o País já garantiu participação nos Jogos.
 
O evento de São Bernardo reunirá cerca de 800 atletas de 107 clubes de 17 Estados e do Distrito Federal. Além disso, a CBAt confirmou a participação de convidados de seis países: Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Venezuela.
 
O Troféu Brasil Caixa começa às 08 horas de quinta-feira, com a disputa da qualificação masculina do lançamento do martelo, e termina no domingo, às 12:20, com a realização da final do revezamento feminino 4x400 m.
 
O Congresso Técnico será realizado nesta quarta-feira (29), às 15 horas, no Auditório Ibirapuera do Pampas Palace Hotel, que fica na Avenida Barão de Mauá, 71, altura do Km 18 da Via Anchieta, também em São Bernardo do Campo.
 
A entrada é livre - A Arena Caixa fica no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra na Rua Tiradentes, 1.840, na Vila do Tanque, antiga sede do Volks Clube. A entrada para o público é gratuita, não havendo necessidade de apresentação de ingresso para acesso às arquibancadas do estádio.
 
Mais informações pelo hotsite da competição: 
http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/2016/default.asp
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook