Modalidade divulga nova qualificação para Tóquio 2020

Modalidade divulga nova qualificação para Tóquio 2020 /  Foto: Divulgação/UIPM

São Paulo - A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulgou o novo sistema de qualificação da modalidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A qualificação do esporte olímpico teve que ser revista após o adiamento das Olimpíadas para 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Das 72 vagas que o esporte terá direito no torneio do Japão, 26 ainda estão abertas.
 
A principal mudança no novo sistema foi a entrada do Mundial do ano que vem, em junho, na Bielorrússia, como um dos eventos com vaga direto para os Jogos. Na ocasião, seis pentatletas (três em cada gênero) vão carimbar seus passaportes para o torneio em julho e agosto de 2021, no Japão.
 
Boa parte das outras 20 vagas restantes (10 em cada gênero) será definida no ranking olímpico que está sendo formado desde o ano passado. Inicialmente, o ranking prevê 12 vagas (6 em cada gênero), mas ele pode chegar a definir 20. A UIPM garantiu que os pontos acumulados pelos atletas até então serão mantidos.
 
“Estou muito satisfeito por hoje poder fornecer mais clareza à nossa família global do Pentatlo Moderno sobre o caminho para os Jogos Olímpicos de Tóquio, remarcados para 2021. O Conselho Executivo da UIPM discutiu detalhadamente a situação antes de concordar com uma proposta ratificada pelo departamento de esporte do COI e pelo Comitê Organizador de Tóquio, após discussões excelentes e construtivas”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.
 
Copa do Mundo de 2021 - Outra mudança é que todo o circuito da Copa do Mundo do ano que vem entrará na lista de competições que vão oferecer pontos para o ranking olímpico, que será finalizado no dia 14 de junho do ano que vem. Se o Mundial deste ano, que iria acontecer neste mês na China, for remarcado para Cancún, no México, ele não influenciará na qualificação.
 
“Nosso novo sistema de qualificação para o Pentatlo Moderno oferece um caminho claro para todos os atletas que ainda desejam se qualificar para os Jogos. Dão a eles, 10 meses para se preparar para a retomada do processo de qualificação no início da Copa do Mundo de 2021. Também garante que o Mundial de 2021 tenha ainda mais prestígio e importância, como a oportunidade final para se classificar para os Jogos Olímpicos”, comemorou Klaus.
 
Lista Final - A UIPM prometeu divulgar ainda neste mês a relação com as datas e os locais de todo o calendário da modalidade até os Jogos de Tóquio. A entidade terá até o dia 5 de julho de 2021 para definir os 72 pentatletas que vão competir nas Olimpíadas.
 
“Gostaria de dizer que meus pensamentos estão com todos no mundo que foram afetados pela situação da covid-19. Nossos horizontes esportivos mudaram, mas as principais prioridades permanecem as mesmas: mantenha-se saudável, mantenha-se forte e trabalhemos juntos para derrotar esse vírus e restaurar nossas vidas normais o mais rápido possível”, o presidente da UIPM disse.
 
As provas do Pentatlo Moderno nos Jogos de Tóquio vão acontecer no Musashino Forest Sport Plaza (esgrima tradicional) e no Estádio de Tóquio (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run). Será a primeira vez em uma Olimpíada que os cinco esportes da modalidade serão realizados em uma única arena.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook