Brasileiros participam do Mundial sub-19 na Bulgária

Bulgária - Cinco pentatletas braCarlos Assis / Foto: Divulgação/UIPMCarlos Assis / Foto: Divulgação/UIPMte ao torneio destinado aos competidores de até 19 anos, foi realizado o Mundial sub-17. Ao todo, foram 14 eventos - sete para cada Mundial - e o Brasil esteve presente em quatro deles, todos da categoria sub-19.
 
A delegação brasileira que viajou para a Bulgária foi representada por Marcela Mello, que completou 15 anos durante o torneio, no sábado, 20; Carlos Assis, 16, e Matheus Nobre, 17 e Nicholas Medeiros, que chegou aos 15 anos nesta quarta. Eles participaram das disputas individuais e do revezamento masculino e misto.
 
As provas da competição aconteceram na Academia Nacional de Esportes Vassil Levski (esgrima e laser-run) e no Complexo Esportivo Diana (natação). Como o Mundial foi para duas categorias da base do Pentatlo Moderno, não teve o hipismo, presente apenas a partir das disputas Júnior. Com isso, o Mundial sub-19 aconteceu em formato de Tetratlo Moderno (natação, esgrima e laser-run) e o sub-17 em Triatlo Moderno (natação e laser-run).
 
Mulheres - Ao todo, a Bulgária recebeu incríveis 286 pentatletas de 39 países durante os sete dias de provas. No Mundial do qual os brasileiros participaram (sub-19) foram 165 nomes de 36 nações. Ambos os torneios tiveram sete eventos: individuais masculino e feminino, equipes feminino e masculino e revezamentos masculino, feminino e misto.
 
O Brasil participou das provas individuais e dos revezamentos misto e masculino. Marcela Mello foi a única representante do país entre as mulheres e ficou em 49º ao somar 898 pontos na qualificação feminina. Eram 80 competidoras de 34 países.
 
A grande campeã individua feminina foi a bielorrussa Ksensiya Klimiankova, que conquistou 1.032 pontos na final entre as mulheres. A prata foi para a russa Amina Tagirova, que fez 1.022 pontos, e o bronze para a sul-coreana Yangji Yoon (1.016).
 
Marcela competiu também no revezamento misto, ao lado de Carlos Assis. Eles ficaram em 13º depois de somarem 1.045 pontos no evento que reuniu 21 duplas. Os campeões foram os sul-coreanos Yangji e Kim Jaehak, que conquistaram 1.140 pontos; a prata foi para os ingleses Sarah Wilson e Joshua Hood (1.126) e o bronze para os mexicanos Miguel Alexis Vazquez e Chaterine Mayran Oliver (1.123).
 
Homens - Na qualificação individual masculina, Carlos Assis, Matheus Nobre e Nicholas Medeiros competiram ao lado de outros 82 nomes de 28 países. Matheus foi o 53º com 1.043 pontos, Carlos o 61º com 1.027 e Nicholas o 76º com 976.
 
O grande campeão foi o russo Ivan Shalupin, que conquistou 1.139 pontos na final masculina. A prata ficou com o egípcio Adham Fouda, com 1.133, e o bronze com o húngaro Manó Márk Gyurka (1.132).
 
Matheus e Nicolas ainda participaram do revezamento masculino, que reuniu 22 duplas. Eles ficaram em 17º, após somarem 1.052 pontos. Os campeões da prova foram os egípcios Omar Mohamed e Noureldin Karim, seguidos dos sul-coreanos Taeguk Hyeong e Suhan Lee. As duas duplas tiveram as mesmas pontuações (1.189 pontos), com os africanos levando a melhor. O bronze foi para os russos Anton Gadetckii e Andrei Smirnov, que chegaram aos 1.186 pontos.
 
A delegação brasileira esteve na Bulgária sob o comando da técnica Nathalia Couto, que é responsável pelo núcleo do Pentatlo Moderno do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), na Zona Norte do Rio. Dos quatro pentatletas, Marcela, Matheus e Nicholas foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade olímpica. Carlos é do Colégio Militar de Curitiba (CMC), no Paraná. O paranaense e Matheus recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.
 
Brasil no Mundial Sub-19 da Bulgária
 
Individual feminino
Competidoras: 80
Marcela Mello: 49
 
Individual masculino
Competidores: 82
Matheus Nobre: 53
Carlos Assis: 61
Nicholas Medeiros: 76
 
Revezamento misto
Competidores: 21
Marcela Mello e Carlos Assis: 13
 
Revezamento masculino
Competidores: 22
Matheus Nobre e Nicholas Medeiros: 17
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook