Joilson Júnior vence seletiva e wrestling define atletas para o Pan de Lima 2019

Joilson Júnior vence seletiva / Foto: CBW

Rio de Janeiro - Joilson Júnior é o nono e último integrante da delegação de wrestling brasileiro para a disputa dos Jogos Pan-americanos de Lima. O lutador niteroiense  venceu por a 2 a 1 seletiva disputada contra Kenedy Pedrosa neste sábado, realizada no ginásio do CEFAN da Marinha, Penha, Rio de Janeiro. 
 
Medalhista de ouro nos Jogos Sul-americanos e responsável por classificar a categoria até 67kg para Lima, Joilson não disputou o Campeonato Brasileiro de Wrestling 2019 por motivos médicos.  Kenedy Pedrosa venceu o Nacional e obteve o direito de disputar a seletiva, como previsto nos critérios técnicos da Confederação Brasileira de Wrestling.
 
"Estou feliz com o resultado, mas não com o desempenho que tive na seletiva. Sofri um pouco para bater o peso e acho que tem um pouco do lado psicológico também. Para conseguir uma medalha nos Jogos Pan-americanos vou ter que melhorar em tudo, física, mentalmente e também tecnicamente", reconheceu Joilson, tricampeão pan-americano Júnior de 2017, 2018 e 2019.
 
A seletiva foi disputada em melhor de três combates e os atletas lutaram por cada ponto. No primeiro combate, Joilson e Kenedy terminaram empatados por 8 a 8. Como Joilson aplicou uma queda de quatro pontos foi declarado vencedor pelo critério de desempate: golpe de maior valor aplicado. Na segunda luta, Kenedy venceu por superioridade técnica (11 a 0) e obrigou a realização da luta desempate. Joilson, mesmo desgastado fisicamente, conseguiu aplicar novamente uma queda de quatro pontos, deter Kenedy e vencer por 6 a 3.
 
"Claro que queria vencer e gostaria de representar o Brasil em Lima. Depois que ele conseguiu a queda de quatro pontos, se fechou na defesa e não consegui mais pontuar. Fiquei feliz com o desempenho no Campeonato Brasileiro e na seletiva. Agora vou torcer para ele (Joilson) e para o Angelo representarem bem o estilo greco-romano no Peru", afirmou Kenedy Pedrosa, companheiro de treino de Joilson.
 
Com a classificação de Joilson a equipe nacional está decidida para os Jogos Pan-americanos de Lima. O Wrestling será disputado de 7 a 10 de agosto. Confira a lista do wrestling nacional em Lima.
 
Estilo greco-romano - 7/8/2019
Joilson Júnior até 67kg
Angelo Moreira até 77kg 
 
Wrestling feminino - 8/8/2019
Kamila Barbosa até 50kg
Camila Fama até 53kg
Giullia Penalber até 57kg
 
Wrestling feminino e estilo livre- 9/8/2019
Aline Silva até 76kg
Daniel Nascimento até 57kg
 
Estilo livre - 10/8/2019
Antoine Jaoude até 125kg
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook