Golfistas brasileiros iniciam temporada de olho em Tóquio 2020

Adilson da Silva, Alexandre Rocha, Rafael Becker, Rodrigo Lee e Felipe Navarro são representantes do país em circuitos internacionais / Foto: CBGolfe/Divulgação

São Paulo - Os principais golfistas profissionais do Brasil iniciam a temporada de 2019 de olho nos Jogos de Tóquio 2020, que tem como base de classificação o ranking olímpico, baseado no ranking mundial. Adilson da Silva, Alexandre Rocha, Rafael Becker, Rodrigo Lee e Felipe Navarro são os representantes do país em circuitos internacionais, com potencial para buscar uma vaga no Japão.
 
Vale lembrar que a corrida olímpica começou em 1º de julho de 2018 e prossegue até 22 de junho de 2020, com base nos pontos do Ranking Mundial (OWGR). Classificam-se apenas 60 jogadores, com limite de dois por país (quatro, se estiverem entre os Top 15 do mundo).
 
Após ficar de maio a agosto do ano passado sem competir, por conta do nascimento de suas filhas gêmeas, Adilson da Silva retornou às competições no fim do ano e alcançou um feito histórico. Tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um título na Ásia, com o Taiwan Masters.
 
“Este ano vou continuar a jogar no Tour Asiático, no Sunshine Tour e espero jogar alguns torneios no European Tour. Meu putter está bem melhor, então estou começando a me sentir com mais confiança no campo. No geral eu ainda gosto muito de jogar torneios, de treinar e sinto que posso vencer”, afirma Adilson.
 
No último fim de semana, Adilson voltou a ter grande atuação e terminou em oitavo lugar o RAM Cape Town Open, etapa do Sunshine Tour, o circuito profissional da África do Sul. O torneio, disputado no Royal Cape Golf Club, em Cape Town, rendeu ao brasileiro mais alguns pontos para os rankings Olímpico e Mundial de Golfe.
 
Rafa Becker joga o Web.com - Rafa Becker tem um cartão condicional do Web.com e, na primeira etapa da temporada, na Colômbia, ficou como primeiro reserva. A ideia dele é disputar os Monday Qualifying, tentar passar o corte para entrar nos “reshuffles”, feitos a cada quatro eventos.
 
“Minha expectativa para a temporada é muito boa, estou treinando forte. Já estava trabalhando com a equipe da Academia Tiro Certo, que agora está com a CBGolfe, e acho que vai ser muito bom treinar a distância e também no Brasil, com outros jogadores de alto rendimento. Assim como o Erik, novo coach brasileiro, algo que me alegrou muito. Tenho muito respeito e confiança no trabalho dele, e mal posso esperar para ter os inputs dele sobre meu jogo e meu swing”, finaliza.
 
PGA TOUR Latino América - Outros três brasileiros terão cartão para o PGA TOUR Latino América, Alexandre Rocha e Rodrigo Lee, por terem ficado entre os 60 melhores da última temporada; e Felipe Navarro, que conquistou um cartão para a primeira metade da temporada ao ficar em sexto lugar no QSchool realizado no Campo Olímpico do Rio, na última semana.
 
Rocha encerrou a temporada 2018 com a melhor média de pontuação do PGA TOUR Latino América (68,65), com um total de 1.579 tacadas em 23 voltas. “Entro em 2019 com muito ânimo, pique total, sonho olímpico. Meu objetivo é jogar a temporada completa do PGA TOUR Latino América e tentar uma vaga no Web.com no fim do ano.
 
Olhando para 2018, vejo que estou no caminho certo. A liderança do scoring average mostra que fui melhor do que qualquer outro golfista do TOUR. O problema foi que só consegui jogar oito torneios, não a temporada inteira”, reflete Rocha.
 
Rodrigo Lee também chega para o TOUR com boas perspectivas. “Espero que essa temporada seja a minha melhor em torneios internacionais. Além do Latino América, que tenho cartão para todo o ano, em outubro pretendo jogar um Qualifying na Ásia”, afirma Rodrigo Lee.
 
Já Navarro foi o último a conseguir vaga nos circuitos internacionais. “Espero que seja um ano de bastante aprendizado e conquistas, vou com uma cabeça muito melhor do que na última vez que disputei o TOUR. Espero alcançar meus objetivos ainda nesse primeiro semestre e vou lutar por isso”.
 

Confira a colocação dos brasileiros no Ranking Mundial de Golfe (fonte: http://www.owgr.com/)

Nome

Posição atual

Semana passada

Ano passado

Adilson da Silva

267

269

259

Alexandre Rocha

894

896

895

Rafael Becker

1179

1176

1169

Rodrigo Lee

1403

1400

1398

Felipe Navarro

2006

2004

2006

 

Veja Também: 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook