Basquete do Brasil vence a Espanha por um ponto

Marquinhos, com um tapinha salvador, fez 66 a 65, a cinco segundos do fim / Foto: Alaor Filho/Exemlplus/COB

Rio de Janeiro - Essa é daquelas partidas que Marquinhos não vai esquecer jamais. Por isso mesmo, ficou com a bola do jogo em que o Brasil venceu a Espanha, atual vice-campeã olímpica, por 66 a 65, pela segunda rodada da fase classificatória dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
A cinco segundos do fim do confronto, realizado na tarde desta terça-feira, 9 de agosto, na Arena Carioca 1, os espanhóis venciam por 65 a 64, mas Marquinhos aproveitou o rebote e com um tapinha marcou os dois pontos que selaram a vitória da seleção brasileira. Agora, o Brasil enfrentará a Croácia, na próxima quinta-feira, dia 11, às 14h15.  
 
Marcelinho Huertas foi o principal cestinha da equipe brasileira com 11 pontos, enquanto Marquinhos assinalou dez pontos. Já o espanhol Paul Gasol fez 13 pontos. "O Rubén (técnico) cobra o tempo todo de mim e do Alex no rebote. Tem que dar o braço a torcer para o cara. Um tapinha decidiu o jogo. Essa bola tem um gostinho especial", ressaltou Marquinhos. "Acho que nosso grande diferencial foi a pegada. Mesmo que às vezes seja faltosa. Mas esse é o jeito de o Brasil atuar para vencer o adversário. No vestiário a gente falou que tínhamos de atuar defensivamente porque o time deles sentia muito fisicamente. Foi uma vitória maiúscula, que dá moral", completou.  
 
E foi com a defesa bem posicionada que o Brasil comandou o placar e ditou o ritmo do jogo. No primeiro tempo, controlou a partida e foi para o intervalo vencendo por 34 a 31. Apenas no quarto final, a Espanha passou à frente do placar, a 42 segundos para o término do jogo, fazendo 64 a 63.
 
A 23 segundos do fim, a Espanha teve a chance de selar a vitória, após uma falta em Gasol. Bastante vaiado pelos torcedores que lotaram a Arena Carioca 1, o espanhol acabou errando os dois lances livres.
 
O técnico da seleção brasileira, Rubén Magnano, ressaltou a importância da vitória. "Falei que estávamos feridos, mas não mortos, após a derrota para a Lituânia. Fizemos um bom jogo, não foi excelente, mas gostei da atuação no aspecto defensivo".
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook