Sorteio dos grupos para o Rio 2016 será realizado nesta sexta-feira

Em Londres 2012, o Brasil do pivô Nenê caiu nas quartas de final para a Argentina. Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - A Federação Internacional de Basquete (FIBA) divulgou nesta quinta-feira (10.03) os critérios e os potes para o sorteio dos grupos para os Jogos Olímpicos Rio 2016. No feminino, o Brasil está no pote dois, enquanto no masculino, a seleção brasileira está no pote quatro. O sorteio oficial será realizado nesta sexta-feira (11.03), na Suíça.
 
Entre os homens, o Brasil não poderá ser sorteado para o grupo dos Estados Unidos. De acordo com a FIBA, os brasileiros não poderão cair em um grupo que já tenha dois times das Américas. Como os norte-americanos estão no pote 1, e o pote 2 é formado por Argentina e Venezuela, a seleção brasileira não poderá ser sorteada para o grupo dos Estados Unidos.
 
“Para balancear os princípios geográficos e evitar um grupo com três times das Américas, o Brasil não será sorteado para um grupo que já tenha dois times da região”, diz o regulamento da FIBA.
 
No pote 1 estão os atuais campeões olímpicos e a Espanha; no 2 estão argentinos e venezuelanos; no 3 Nigéria e China; no 4 Brasil e Austrália; no cinco Lituânia e um dos três times que se classificar pelo Pré-Olímpico Mundial; e no pote 6 mais dois times ainda indefinidos. Os torneios que definirão as três últimas seleções serão realizados entre 4 e 10 de julho, na Sérvia, nas Filipinas e na Itália.
 
Para o torneio feminino, sete países já estão classificados: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Senegal, Japão, Sérvia e Austrália. As últimas cinco vagas serão definidas no Pré-Olímpico Mundial, em Nantes, na França, entre 13 e 19 de junho.
 
As equipes serão divididas em dois grupos de seis. O pote 1 tem Estados Unidos e Austrália; o pote 2 tem Brasil e Canadá; o pote 3 tem Senegal e Japão; o pote 4 tem Sérvia e um dos cinco do Pré-Olímpico. Já os potes 5 e 6 terão quatro equipes que se classificarem no torneio da França.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook