Boxe tem dois ouros para Cuba e britânica bicampeã

Cubanos venceram nos pesos galo e médio masculinos; Nicola Adams é campeã no mosca / Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Rio de Janeiro - O penúltimo dia do boxe nos Jogos Rio 2016 teve domínio dos pugilistas cubanos, que saíram com dois ouros do Pavilhão 6 do Riocentro, nos pesos galo (até 56kg), com Robeisy Ramirez, e médio (até 75kg), com Arlen López. Entre as mulheres, a britânica Nicola Adams levou o bicampeonato Olímpico no peso mosca (até 51kg). 
 
Ouro no peso mosca em Londres 2012, Ramirez subiu de categoria para os Jogos Rio 2016, mas seguiu dominante. O cubano superou o americano Shakur Stevenson por pontos na decisão e ganhou seu segundo título Olímpico. Os bronzes da categoria foram para o russo Vladimir Nikitin e o uzbeque Murodjon Akhmadaliev. 
 
“Você não tem muitas chances de ter dois títulos Olímpicos, então dei tudo de mim. Durante a luta, só pensei no quanto trabalhei desde o começo do ano passado”, comentou Ramirez. 
 
No peso médio, López, atual campeão mundial e pan-americano confirmou o favoritismo e bateu Bektemir Melikuziev, do Uzbequistão, por pontos. Kamran Shakhsuvarly, do Azerbaijão, e Misael Rodríguez, do México, completaram o pódio.
 
Nicola Adams volta ao topo do pódio - No feminino, Nicola Adams voltou a fazer história nos Jogos. Primeira mulher campeã Olímpica do boxe, em Londres 2012, a britânica tornou-se também a única a repetir o feito, ganhando dois ouros consecutivos. 
 
Na final do peso mosca, a pugilista superou a francesa Sarah Ourahmoune por pontos. Cancan Ren, da China, e Ingrid Victoria, da Colômbia, ficaram com o bronze. 
 
“Sou a lutadora amadora mais vitoriosa da Grã-Bretanha e esse é um título muito legal de ter. O país me apoiou bastante e senti a força deles em cada soco que dei”, comentou a bicampeã. 
 
Neste domingo (21), o boxe encerra sua programação nos Jogos Rio 2016 com quatro finais, a partir das 14h: Claressa Shields, dos Estados Unidos, contra Nouchka Fontijn, dos Países Baixos, pelo peso médio (até 75kg) feminino; Misha Aloian, da Federação da Rússia, contra Shakhobidin Zoirov, do Uzbequistão, pelo mosca (até 52kg) masculino; Lorenzo Collazo, do Azerbaijão, contra Fazliddin Gaibnazarov, do Uzbequistão, pelo médio-ligeiro (até 64kg) masculino; e Joe Joyce, da Grã-Bretanha, contra Tony Yoka, da França, pelo superpesado (até 91kg) masculino.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook