Ex-diretor geral da PF assume como novo diretor de segurança Rio 2016

O delegado federal e especialista em segurança pública Luiz Fernando Corrêa assumirá o posto de Diretor de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 / Divulgação COBRio de Janeiro - O delegado federal e especialista em segurança pública Luiz Fernando Corrêa assumirá o posto de Diretor de Segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Além da segurança nas instalações esportivas e não-esportivas, Corrêa será responsável pelo relacionamento com as agências governamentais de segurança pública.

O delegado já esteve no comando da SENASP, entre 2003 e 2007, quando coordenou as ações de segurança dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007, antes de se tornar Diretor Geral da Polícia Federal, cargo que ocupou até janeiro deste ano.
 
Em contato estreito com as agências federais, estaduais e municipais, a Diretoria de Segurança do Rio 2016 terá como objetivo garantir que os princípios de planejamento e operação de segurança das instalações esportivas e não esportivas estejam integrados ao trabalho das demais áreas funcionais do Comitê Organizador.
 
A diretoria será responsável por estabelecer e implementar políticas de segurança, controle do acesso às instalações e proteção patrimonial para os Jogos. Oferecerá também diretrizes de segurança para todas as instalações competitivas e não-competitivas e gerenciará o trabalho de fornecedores privados para prestação de serviços ao Comitê Organizador em todas as instalações.
 
“Estou muito satisfeito por poder trabalhar novamente com Luiz Fernando Corrêa, que foi essencial, à frente da SENASP, para o sucesso das ações de segurança dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Rio 2007. Profissional da mais alta competência e profissionalismo, Luiz Fernando é mais uma garantia de que os Jogos, em 2016, bem como os eventos-teste que serão realizados em 2015, transcorrerão em total clima de segurança”, afirmou o Presidente do Rio 2016, Carlos Nuzman, que também foi o Presidente do Comitê Organizador Rio 2007 (CO-Rio).
 
“A excelência da segurança dos Jogos será fundamental para que todos aqueles envolvidos no evento tenham uma participação inesquecível e para consolidar o novo patamar de segurança que o Rio e o Brasil já vêm atingindo nos últimos anos. É uma honra enorme pôr a minha experiência nessa área a serviço de um projeto de importância única na história do país”, disse Corrêa.
 
Gaúcho de 52 anos, Luiz Fernando Corrêa é bacharel em direito pela Fundação Universidade do Rio Grande e especialista em gestão de segurança pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
Atuou como agente de repressão a entorpecentes no âmbito da Polícia Federal durante 14 anos, antes de tornar-se delegado federal em 1995. À frente da SENASP, idealizou a Força Nacional de Segurança Pública e o credenciamento de 22 instituições de ensino superior para a formação de especialistas em segurança. Como Diretor Geral da Polícia Federal, reformulou o modelo de gestão do órgão, com a adoção de ferramentas e métodos comuns à iniciativa privada, como qualidade do gasto e sustentabilidade.
 
Corrêa já participará das reuniões do Comitê Organizador com a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016, no começo de junho.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook