Judô do Brasil encerra Grand Slam de Abu Dhabi com sete medalhas

Mayra Aguiar, Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman foram ao pódio no último dia / Foto: Divulgação CBJ

Abu Dhabi - A seleção brasileira de judô começou as comemorações pelo Dia Mundial do Judô celebrado no sábado, dia 28, com três pódios no Grand Slam de Abu Dhabi. Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg) conquistaram medalhas de bronze e o Brasil encerrou sua participação no evento com sete medalhas: três pratas e quatro bronzes. 
 
Estreando o backnumber vermelho, a bicampeã mundial Mayra Aguiar venceu Luise Malzahn, da Alemanha, por ippon na primeira luta e já avançou diretamente à semifinal. No combate contra a experiente holandesa Marhinde Verkerk, vice-campeã mundial em 2013, Mayra forçou duas punições à adversária, mas acabou sofrendo três, uma delas no golden score, e foi para a disputa de bronze, onde derrotou Antonina Shmeleva, da Rússia, por um waza-ari para garantir seu terceiro pódio consecutivo neste ano (Ouro no Grand Prix de Cancún e ouro no Mundial de Budapeste).
 
No pesado feminino, o Brasil conseguiu uma dobradinha de bronze. A jovem Beatriz Souza, de apenas 19 anos, derrtou a russa Ksenia Chibisova por ippon para conquistar sua primeira medalha em Grand Slam e foi ao pódio ao lado da compatriota Maria Suelen Altheman, que derrotou Jasmin Kuelbs, por um waza-ari para ficar com o outro bronze. 
 
Com os resultados dos primeiros dias, o Brasil encerrou a competição em 11º lugar no quadro geral de medalhas. Foram três pratas com Érika Miranda, Rafaela Silva e Felipe Kitadai, além dos bronzes de Maria Portela, Mayra Aguiar, Maria Suelen e Bia Souza. A Rússia liderou o quadro, com três ouros, uma prata e cinco bronzes. 
 
Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Samanta Soares (78kg) também lutaram neste sábado, mas não avançaram às dispuas por medalhas. Buzacarini ainda chegou à repescagem, mas caiu para Peter Paltchik, de Israel, que ficou com o bronze. 
 
As próximas competições da seleção brasileira de judô serão o tradicional Grand Slam de Tóquio, de 02 a 03 de dezembro, e o World Judo Masters, de 16 a 17 de dezembro. 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook